A Deca, empresa de louças e metais sanitários, lançou a 21ª edição do Concurso de Estudos. Podem participar alunos que cursam Design de Interiores ou Arquitetura, de qualquer ciclo ou módulo. Para Arquitetura estão propostos dois temas: Banheiro como equipamento urbano – praia; e Banheiro de um mercado público municipal (plantas devem ser levantadas in loco). Já para Design de Interiores os temas são: Banheiro de escola infantil e Banheiro de uma blogueira (plantas serão fornecidas).
Uma exigência é que todos os trabalhos inscritos utilizem produtos Deca, conforme o portfólio disponível no mercado. O concurso iniciou no dia 14 de março e os trabalhos podem ser entregues até o dia 25 de julho. O julgamento será feito no dia 31 de agosto, e os 40 projetos selecionados para o Grand Prix ficarão expostos durante 30 dias no Espaço de Design Deca, localizado na capital paulista.
A festa de divulgação e premiação dos vencedores será no dia 5 de outubro no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
Entre os prêmios, os selecionados para a etapa Grand Prix receberão divulgação na mídia para o aluno e a instituição de ensino. Os quatro finalistas também concorrem a um espaço da Casa Cor na cidade ou região do vencedor, no valor aproximado de R$ 15 mil.
Todos os detalhes do concurso estão disponíveis no hot site da empresa.
No Grand Prix Deca, os vencedores de cada uma das quatro categorias do Concurso e seus coordenadores também receberão um iPad. Segundo a companhia, os trabalhos serão julgados por um renomado time de profissionais.
Concurso Deca – Edição 2015
Ano passado, os temas propostos foram: Banheiro móvel / equipamento para eventos em área aberta e Banheiro para moradia popular em Arquitetura. Já em Design de Interiores os assuntos que nortearam os projetos foram: Banheiro de casal jovem sem filhos, padrão classe média e Retrofit de banheiro de apartamento anos 60, ícone da arquitetura brasileira. Abaixo, você confere os projetos vencedores e finalistas do Grand Prix Deca.
Para inspirar
Recentemente, Habitus Brasil divulgou uma série de reportagens intituladas “Banheiros pelo Mundo”. Nas matérias, informações sobre os projetos de arquitetura e design de interiores por diversos países e culturas. Na edição sobre a Oceania, por exemplo, citamos o Banheiro Lagosta, na Nova Zelândia – um projeto do Studio Pacific Architecture para banheiros públicos concebido em 2011 e construído em concreto e aço.
O “lagosta” é inspirado nas formas orgânicas dos crustáceos do Oceano Pacífico. O projeto foi vencedor do NZIA Wellington Architecture Award na categoria “Arquitetura Pública”, em 2012, e nomeado o terceiro melhor banheiro público do mundo, pelo Design Curial, em 2015.
Vale dar uma olhada na série e nessa matéria para se inspirar: Banheiros pelo Mundo – Oceania