voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Com a estreia dos designers Brunno Jahara e Nicole Tomazi, a organização do Prêmio Salão Design 2017 definiu o júri da 21ª edição. Os também designers Glaucia Binda, Ivens Fontoura e Paulo Biacchi completam a comissão julgadora que irá avaliar os 776 projetos inscritos por Estudantes, Profissionais e Indústrias.

O Prêmio, realizado desde 1988 pelo Sindmóveis Bento Gonçalves, é um dos mais representativos da América Latina no mercado de design de produtos, tendo elevado o patamar de diversos profissionais e estúdios após a premiação. Para 2017, segundo a entidade, além do Brasil, tiveram expressiva participação projetos do Uruguai, Argentina e Colômbia.

A primeira etapa de julgamento ocorre ainda neste ano, com a divulgação dos finalistas no dia 24 de janeiro de 2017. Segundo o regulamento do Prêmio Salão Design, os jurados levarão em consideração critérios como criatividade e originalidade do projeto, conceito, ergonomia, forma e função. Também serão observados pontos como diferencial e benefício em relação aos produtos similares já existentes no mercado, materiais utilizados, tecnologia e viabilidade de fabricação, acabamento e grau de sustentabilidade.

 

Jurados do Salão Design

 

Brunno Jahara costuma misturar formas orgânicas e uma certa inspiração tropical, além de uma grande variedade de materiais

Brunno Jahara

Com inspiração em aspectos mundiais e regionais, seu trabalho representa suas experiências e interpretações da sociedade multicultural em que vivemos. Brunno Jahara também costuma misturar formas orgânicas e uma certa inspiração tropical, além de uma grande variedade de materiais, para criar e desenhar objetos e móveis. Ainda assim, não se vê como um designer de mobiliário ou apenas de objetos. “Eu trabalho de maneira multidisciplinar, com design 360º graus”, diz.

Nascido no Rio de Janeiro, Jahara é formado pela Universidade de Brasília e pelo Istituto Universitario di Architettura di Venezia (Itália). Também transita por outras áreas criativas e comanda o Jahara Studio, onde desenvolve parcerias com indústrias brasileiras e internacionais, focando em coleções com um forte apelo de sustentabilidade e novos conceitos para produtos.

 

Glaucia Binda

Com formação em administração e design, também detém pós-graduação em Marketing, Design de Móveis e Design Emocional. Atua no mercado moveleiro há mais de 17 anos, sendo 14 na multinacional Impress Decor Brasil, onde ocupa o cargo de Gerente de Design e Produtos. Jurada desde 2015, atua ainda como palestrante em eventos nacionais e internacionais de design, onde aborda temas como Macrotendências, Design de Superfície e Design Emocional.

 

Glaucia Binda, Gerente de Design e Produtos da Impress Decor Brasil, e Ivens Fontoura, designer e crítico de arte e design

 

Ivens Fontoura

Designer, museógrafo e crítico de arte e design, é o jurado com mais tempo de participação no Prêmio Salão Design. Já são 11 edições – fato que rendeu uma homenagem da organização neste ano. Professor, leciona Teoria do Design na PUCPR e também preside a ABCD – Associação Brasileira de Críticos de Design.

 

Nicole Tomazi une o design e a produção artesanal no desenvolvimento de peças autorais ou em projetos para a indústriaNicole Tomazi

Segundo a própria Nicole, desde pequena ela tem um vínculo muito forte com o território, a cultura local e a ancestralidade. Por isso, tem como premissa unir o design e a produção artesanal no desenvolvimento de peças autorais, no trabalho com grupos de artesãos ou em projetos para a indústria.

Aliás, é assim que ela divide e apresenta seus trabalhos desde 2007, quando criou sua própria marca: Oferenda Objetos. A proposta nasceu da intenção de unir design e artesanato em objetos contemporâneos. Seu trabalho ainda envolve ações de cunho ecosocial, com projetos para o desenvolvimento de núcleos produtivos voltados à população vulnerável e à utilização de resíduos.

Em 2016, Nicole Tomazi também se tornou Mestre em Design com uma pesquisa voltada ao Design Territorial, observando maneiras de manter a cultura e tradição local utilizando ferramentas projetuais.

Após contato do Habitus Brasil, Nicole conta ainda que ficou muito surpresa e feliz com o convite para o júri. “Estar neste time de peso já é um reconhecimento do meu trabalho e a minha expectativa é a melhor possível, principalmente pelo grande número de inscrições”.

Em uma rápida avaliação sobre o atual estágio do design brasileiro, a profissional acrescenta: “O design vem se consolidando nos últimos anos, mas ainda temos muito o que construir e o prêmio é uma possibilidade de avaliarmos em que ponto estamos. Premiações como o Salão, sérias e comprometidas, só impulsionam o setor, pois ao mesmo tempo em que os designers ganham visibilidade a indústria sai da zona de conforto e vislumbra novas possibilidades projetuais”.

 

Paulo Biacchi

Com experiência na área de projetos comerciais e residenciais, Paulo Biacchi é sócio-proprietário do estúdio de design Fetiche – com a também designer Carolina Armellini. Há 2 anos transferiram o estúdio de Curitiba (PR) para São Paulo (PR), onde assinam projetos em parceria com o escritório de Marcelo Rosenbaum para clientes como L’Occitane, Masisa, Tidelli, Maq, Branco e Oppa.

Também assinam outras peças próprias e para fábricas de móveis e fornecedores, a exemplo de Tok&Stok, Florense, Artefacto, La Lampe, Micasa, Schattdecor e Holaria.

Recentemente, Paulo Biachhi lançou o canal Tente Isso em Casa, no Youtube, no qual cria móveis e objetos de decoração – incentivando o faça você mesmo (Do It Yourself) com objetos bonitos e úteis. Em 2016, Paulo e Carolina também tiveram participação no programa Decora, na GNT, sob o comando do arquiteto Mauricio Arruda.

PRÊMIO SALÃO DESIGN 2017

Nesta edição, os projetos concorrem em cinco categorias: Espaços Sociais – ambientes de sala de jantar, sala de estar, cozinha e áreas externas residenciais; Espaços Íntimos – ambientes de dormitório, banheiro e área de serviço; Espaços de Trabalho – escritórios, home offices e pontos comerciais; Inovação em Materiais e Superfícies – móveis, acessórios e itens de iluminação que utilizem materiais inovadores ou aplicação de design de superfície; E-commerce – produtos destinados ao comércio eletrônico.

Além disso, o Prêmio Salão Design prevê ainda o Troféu Professor Orientador e o Prêmio Madeiras Alternativas, para produtos fabricados com espécies alternativas de madeira brasileira. Nesta categoria, há parceria com o Serviço Florestal Brasileiro.

Para a segunda fase do concurso, os selecionados deverão enviar seus protótipos ou produtos em tamanho real. A premiação e mostra dos finalistas está marcada para ocorrer durante a segunda edição da Feira High Design – Home & Office Expo, de 8 a 10 de agosto de 2017, na cidade de São Paulo (SP). A feira também integra a programação oficial do DW! São Paulo Design Weekend.