A Federação das Indústrias do Estado do Paraná (FIEP) realiza nos dias 21 e 22 de setembro, em Curitiba, a oitava edição do Congresso Nacional Moveleiro. O evento, que já se estabeleceu no calendário de ações do setor, abre campo para a apresentação e discussão das tendências e boas-práticas do mercado. O tema central da edição 2017 é: “Boas ideias. O ponto de partida para seu sucesso”.
“Vivemos um momento de muitas possibilidades e riscos. E nos questionamos por onde começar e como encontrar a melhor saída dentro deste cenário complexo”, pontua Irineu Munhoz. Ele é coordenador do Conselho Setorial Moveleiro da Federação das Indústrias do Paraná, entidade realizadora do Congresso.
Para compartilhar experiências e estimular a criatividade dos empresários, já está definida a grade de palestras. Os assuntos abordam a Indústria 4.0, a tecnologia em favor da produção autoral, design de interiores e estilo de vida, além de produtos e serviços para a indústria do mobiliário. Na visão dos organizadores, ao acumular esses conhecimentos, fica mais fácil ligar os pontos e alcançar o caminho do sucesso.
8º Congresso Moveleiro
A organização revelou os palestrantes e assuntos da programação principal do Congresso Nacional Moveleiro, em Curitiba (PR), no Campus da Indústria do Sistema Fiep. As inscrições, gratuitas mediante a doação de um (1) livro, também já estão abertas e podem ser realizadas no site do evento.
– Megatendências para o mercado moveleiro
Patrícia Costa, gerente de marketing da Lectra.
– Panorama do setor do mobiliário e as projeções de mercado
Marcelo Prado, diretor do IEMI.
– Projeto Estilo de Vida
Katalin Stammer, arquiteta e designer. Com uma proposta conceitual de que as pessoas precisam voltar “para o lar e não para uma casa”, Katalin vai projetar uma habitação compacta, rica em experiências sensoriais. A experiência será montada para que o público possa interagir com a proposta de lares mais intimistas e aconchegantes, mas sem deixar a funcionalidade de lado.
– Percepções político-econômicas: Perspectivas de negócios com os Estados Unidos
André Leal, especialista comercial do Consulado dos Estados Unidos.
– Como aproveitar a tecnologia atual para produzir o autoral, a qualidade e o seriado na movelaria?
Fernando Jaeger, designer e proprietário do Fernando Jaeger Atelier. O profissional é reconhecido por sua produção de móveis com design atemporal, em série e que preservam a tradição das técnicas da marcenaria artesanal. Abaixo, o sofá Gaivota e veja mais detalhes da sua atuação nesta reportagem.
Ciclo de palestras e debates
– Soluções Tecnológicas para a Indústria Movelaria com ênfase na Indústria 4.0
Luigi de Vito, diretor da divisão Macchine da Italiana SCM Group. O termo Indústria 4.0 (veja vídeo abaixo) se refere à integração digital das diferentes etapas da cadeia de valor dos produtos industriais, desde o desenvolvimento até o uso. Além disso, envolve a criação de novos modelos de negócio, produtos e serviços a eles atrelados.
– Resultados do Programa B+P
Walter Ribeiro da Rocha Junior e Diogo Henrique Tosto, do SENAI de Arapongas.
– Soluções de Mercado para Indústria de Mobiliário
Marco Aurelio Kumura, diretor executivo da MarketScape Company; Sidney Nakama, diretor comercial da Linea Brasil; e Fábio Malinoski, diretor industrial da Mão Colorida.
– Soluções de Desenvolvimento de Produtos e Serviços para Indústria de Mobiliário
Ana Brum, diretora do CBD – Centro Brasil Design.
– Construções Inteligentes
Adriana Kalinowski, designer especialista em Gerenciamento de Projetos e Empreendedorismo.
– Eco Selo: O sucesso do polo moveleiro de Arapongas (PR)
Mesa redonda com Júlio César dos Santos Rodrigues, gerente do escritório do SEBRAE em Arapongas; Cleverson Forato, diretor da I9 Consultoria; João Tudino, presidente CETEC – Central de Tratamento de Resíduos Industriais.
Congresso Nacional Moveleiro
A geração de negócios, networking e exposições paralelas são outras iniciativas incentivadas pela organização. Entre as atrações estão Rodadas de Negócios Nacional e Internacional, Mostra da Indústria e o Espaço Design.
Nilson Violato, coordenador técnico do evento, revela ainda que o público poderá interagir por meio de um aplicativo. “A ideia é propor um jogo de negócios entre industriais, fornecedores, lojistas, desenvolvedores, engenheiros e todos que compõem a cadeia de valor do setor moveleiro. Todos conectados e interagindo para alcançarmos os resultados”, explica.
Entre as empresas que atuam no setor moveleiro e apoiam a iniciativa, estão a Berneck, Eb3 – fitas de borda, Lectra e SCM Group.