Repensar o modelo de atuação da indústria de móveis, discutindo e estimulando novos processos e linhas de produtos. Esses são os principais temas elencados para discussão no Congresso Moveleiro Nacional, que chega a sua 7ª. edição neste formato. O ponto de partida são as novas tendências de comportamento e consumo da população, e a forma como isso está impactando (e continuará) a produção de mobiliário.
O evento, nos dias 14 e 15 de setembro, em Curitiba (PR), é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e tem apoio do Habitus Brasil, entre outras empresas, instituições e entidades setoriais.
“Precisamos ampliar a discussão sobre o atual cenário enfrentado pelo segmento moveleiro no país, muito impactado pela crise econômica. Mas sabemos que as dificuldades e desafios também estão ligados a novos cenários de mercado e produção”, explica o empresário e coordenador do Conselho Setorial da Indústria Moveleira, Irineu Munhoz.
Segundo Nilson Violato, coordenador técnico do evento, a grade de palestras, painéis e exposição de cases vai permitir a discussão das oportunidades e ferramentas para o setor de móveis encontrar novas rotas. “O Congresso vai abordar temas atuais, com leituras técnicas e projeções futuras, o que vai permitir novas reflexões ao empresário moveleiro”, diz.
Painéis e mesa redonda
Os cenários e desafios para a indústria moveleira serão o tema da explanação de Júlio César dos Santos Rodrigues, consultor do SEBRAE-PR. Na sequência, serão apresentados cases de inovação das empresas Embraer, Caemmun Movelaria e Omega Móveis, demonstrando o espaço inovador na indústria de móveis.
Também haverá um painel sobre marketing com consultores da APP – Associação do Profissionais de Propaganda e um espaço reservado para a discussão da Indústria 4.0. Esse conceito engloba algumas tecnologias para automação e troca de dados, criando “Fábricas Inteligentes”. A discussão será encaminhada por representantes da Abimóvel e da ABDI – Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial.
Já a mesa redonda “Soluções que impactam no mobiliário” terá Ana Brum (diretora do Centro Brasil Design), Cláudia Lens (designer do Senai/PR), Hugo Costa Gripa (designer do Sistema Firjan/RJ) e Katalin Stammer (arquiteta e designer) para a discussão do tema.
Casa Conceito em container
Outra novidade desta edição do Congresso Moveleiro é a proposta de uma Casa Conceito, montada dentro de um container sob o mote “mudança pede mudança”. Inédita, a ação trará um container mobiliado e decorado dentro de inúmeras tendências de consumo, comportamento e do próprio morar.
Assinada pela arquiteta e designer Katalin Stammer, a Casa Conceito terá sala, cozinha, quarto e banheiro, todos ambientados com linhas de produtos que seguem tendências de consumo já identificadas pelo setor.
“O objetivo é fomentar a análise desse novo morar por diversos ângulos, além de propor, claramente, a revisão de alguns paradigmas para que as empresas consigam acompanhar esse movimento, que apesar de parecer sutil está consolidado em novas formas de consumo”, observa Katalin. Esse ‘novo’ comportamento também se reflete na forma de pensar e fazer o mobiliário, entre outros artigos de decoração.
Palestras Congresso Moveleiro
A programação de palestras traz Marcelo Prado, diretor do IEMI, para falar do panorama do setor moveleiro e projeções de mercado. A análise de cenários e a cadeia de valor na tomada de decisões estratégicas das empresas é o tema que será abordado por Alexandre Solis, diretor Industrial da Embraer, e também engenheiro e marceneiro.
Elpidio Moreira Costa, consultor do Sebrae, fala sobre os desafios para alcançar a redução dos custos operacionais, e Jocelito Rodrigues Henrique, do SENAI Nacional, aborda o tema inovação e o ganho da competitividade para o mercado. O consultor Eduardo Tevah fecha o ciclo de apresentações do Congresso Moveleiro com uma palestra “sob medida” – Repensando a forma e reinventando o mercado.
Também estão previstos encontros de negócios nacional e internacional, visando o fortalecimento das relações comerciais entre empresas, além da possibilidade real de internacionalização da rede de clientes. A agenda completa, com as datas e horários, está disponível no site do evento. A participação é gratuita mediante a doação de um livro didático ou infantil.