voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A urbanização, globalização e conectividade estão mudando o estilo de vida e forma de viver das pessoas. Logo, a tendência que emerge de todos os móveis e produtos mais interessantes na edição 2017 da IMM Cologne é o design que nos faz sentir em casa. Tudo gira em torno do conforto que peças e projetos de interiores podem propiciar. Isso se reflete no escritório, sala, quarto ou mesmo em peças para o jardim.

“Hoje, queremos fechar a porta de casa e desacelerar. Os novos desenhos, cores e texturas presentes nas últimas feiras, foram desenvolvidos com esse propósito”, explica a designer Adelita Lenartowski, da Schattdecor.

Os principais lançamentos na IMM Cologne 2017 têm muito em comum. E mais uma vez as marcas presentes criaram ambientes nos mais diversos estilos, apostando em móveis que além de serem funcionais e prezarem pela estética, tinham como foco transmitir a sensação de conforto, em todas as suas facetas. “Os móveis não são somente um complemento do projeto de interiores, mas objetos valiosos e cuidadosamente selecionados”, completa a designer.

Especialista no desenvolvimento de novos produtos junto a fabricantes de painéis na América Latina, Adelita Lenartowski preparou um estudo especial para os leitores do Habitus Brasil. Confira as principais impressões da feira alemã.

 

O modo de vida das pessoas está em constante mudança e ‘fenômenos’ como urbanização, globalização e conectividade aceleram esse processo. Conforto é a palavra-chave

 

Lifestyle – Novos estilos de vida

O modo de vida das pessoas está em constante mudança e ‘fenômenos’ como urbanização, globalização e conectividade aceleram esse processo. As cidades tornam-se mais populosas ao mesmo tempo em que os espaços se reduzem. Nesse cenário, precisamos de móveis inteligentes e que ajudem a melhorar nossa vida diária.

“Temos uma rotina muito corrida e ocupada, o que nos faz desejar lares com espaços mais acolhedores e que transformam essas horas em casa em um tempo valioso”, pondera Adelita. Com isso, surgem alguns movimentos, como:

Mudanças na arquitetura

Além da própria metragem e concepção do lar, muitas vezes com apenas um morador, cresce a importância do Smart Design, Smart furniture. Ou seja, casas e móveis precisam ser inteligentes e adaptáveis para oferecer conforto, agregando um conjunto de atributos estéticos e funcionais.

Minimalismo luxuoso

A proposta de espaços pequenos e lares temporários (movimento nômade!) sugere a ideia de ter pouco. Contudo, são produtos com qualidade e valor agregado.

Desaceleração e conforto

As pessoas querem fechar a porta de casa e ficar em silêncio, tranquilas e confortáveis. Recomendamos a leitura da cobertura da feira Maison & Objet sobre esse movimento do silêncio.

Natureza dentro de casa

Cada vez mais queremos nos aproximar da natureza. Não importa como faremos, mas essa atitude será crescente. Pode ser por meio de vasos de plantas, objetos de decoração, papéis de parede ou mesmo pelo mobiliário. Pequenos jardins e terrários estão se tornando muito populares e são uma alternativa para as pessoas se aproximarem e cuidarem dos elementos naturais.

Esse conceito implica ainda em novas atitudes, como a própria escolha de cores e tonalidades – Greenery, by Pantone. Ou a busca por novas soluções e materiais. Um exemplo, é o tecido desenvolvido a partir da cultura de bactérias.

 

Madeiras com aspecto natural, em tons suaves de mel. A proposta, combinada aos tons de cinza natural, reforça o estilo escandinavo

 

IMM Cologne 2017

Conforto e propostas para o mobiliário

“Ainda há uma forte influência do design escandinavo e japonês em móveis e objetos de decoração com estética mais minimalista, mas com alto valor agregado. Ao mesmo tempo, as raízes culturais estão sendo reforçadas, com muitas estampas étnicas e elementos gráficos aplicados de diversas maneiras”, pontua Adelita.

Na feira, muitas marcas mostraram estandes acolhedores com sofás, cadeiras, almofadas e projetos de iluminação. Por outro lado, móveis pequenos e simples, em tons claros combinados com objetos de decoração, compõem um minimalismo luxuoso. Cestos, luminárias, prateleiras bem finas, transparências e vidros foram muito explorados.

Cores suaves e madeiras naturais também estiveram presentes na IMM Cologne. “As madeiras estão mais naturais, combinadas a variações de Rosa (indo ao Terracota) e Azul, em tonalidades mais maduras, e elementos que rementem à natureza, como plantas ou estampas e objetos de decoração. Ênfase para combinações de tonalidades diversas de marrom com madeiras acinzentadas”, detalha a designer da Schattdecor.

As pedras, em tonalidades escuras, apareceram com muito destaque e sofisticação, além do cimento em diferentes tonalidades e aplicações. Aliás, temas e projetos com uso de concreto ou cimento foram uma constante. “Hoje, o cimento faz o papel do branco”.

 

A leitura dessa tendência que visa o conforto do lar também passa pelos materiais utilizados nos móveis e projetos de interiores, explica Adelita Lenartowski, da Schattdecor

 

Materiais, formas e padrões decorativos 

A leitura dessa tendência que visa o conforto do lar também passa pelos materiais utilizados nos móveis e projetos de interiores. Nesse ponto, Adelita aponta os seguintes destaques na IMM Cologne 2017.

  • Madeiras com aspecto natural, em tons suaves de mel. A proposta, combinada aos tons de cinza natural, reforça o estilo escandinavo.
  • Carvalhos rústicos com rachaduras e nós, e Ashes com movimento, catedrais e poros. As nogueiras também estavam na feira, combinando tradição e modernidade.
  • Na linha de desenhos da Schattdecor, que podem revestir painéis de MDF, MDP e pisos, muitos desenhos similares aos decors Sapporo Elm, Kitami Elm, Saratoga Hickory e Canyon Century Elm.
  • As estruturas rústicas também estavam presentes na feira, principalmente em grandes superfícies e balcões de cozinha. As combinações são diversas, desde tons neutros até os mais intensos.

 

 

  • Muitas aplicações metalizadas em móveis, objetos de decoração, tecidos e tapetes. O tom de amarelo ouro ajuda a criar pontos de luz e metais oxidados se fazem presente na composição dos ambientes.
  • A integração dos ambientes e pessoas se dá ainda com a utilização de materiais transparentes e outras soluções. Vidro, vidro texturizado, tecidos, tramas mais abertas e nichos vazados.
  • O geometrismo também foi muito explorado no desenho dos móveis. A criação de contornos no mobiliário, ótima pedida para integração com metais, é outra proposta em alta.
  • A reprodução de desenhos e temas diversos, explorado com uma avançada tecnologia de impressão digital, ganha mercado. Essa tecnologia, também conhecida como Digital Visions, é indicada para projetos exclusivos e atende arquitetos e indústrias de móveis.

 

 

Há forte influência do design escandinavo e japonês em móveis e objetos de decoração com estética mais minimalista, mas com alto valor agregado. Confira ainda a proposta de conforto, formas e cores

 

Paletas de cores – conforto visual

Para desacelerar e criar ambientes confortáveis e relaxantes, a paleta de cores é outro ponto importante. Na edição 2017 da feira alemã, conta Adelita Lenartowski, da Schattdecor, as tonalidades variaram entre rosè, azul, verde, cinza e cores mais escuras.

“As variações do Rosè vão do Terracota ao tom desbotado da cor; e os azuis aparecem mais acinzentados. Na proposta do verde, visando criar um ambiente natural e relaxante, ele aparece com nuances mais azuladas e outras vezes mais acinzentadas. Já os tons escuros foram combinados com madeiras naturais, garantindo muita sofisticação aos projetos”.