voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Além de investimentos financeiros e ações estruturais, a mudança na mentalidade de governantes, empresários e estudantes é fator fundamental para a criação de um ambiente de inovação no Brasil. Ciente deste desafio, o Grupo Munhoz Caetano, detentor das marcas Caemmun Movelaria e Líder Casa, lançou o programa Conecta Labs em parceria com instituições de ensino técnico e superior. A proposta visa fomentar a inovação por meio do design.

“Acreditamos no design como ferramenta para diferenciação e sabemos que para ganhar velocidade e não se prender a modelos mentais, precisamos oxigenar e interagir de forma colaborativa com parceiros externos”, explica Diogo de Hercule, gerente de design e inovação do Grupo Munhoz Caetano. A companhia detém unidades produtivas em Arapongas e Sabáudia, ambas no Paraná.

Com isso, o objetivo do programa Conecta Labs é contribuir na formação dos jovens, aproximá-los do mercado de trabalho e despertar as habilidades e competências de cada aluno. “Um dos pontos mais importante é a possibilidade que esses alunos terão de transformar as ideias conceituais de sala de aula em produtos que atendam as expectativas do consumidor”, enfatiza o designer.

 

A primeira edição do programa Conecta Labs ocorreu em parceria com os alunos do curso técnico em Design de Móveis do Senai Paraná

 

Programa Conecta Labs

A primeira edição do programa ocorreu em parceria com os alunos do curso técnico em Design de Móveis do Senai Paraná, com as turmas do período da tarde e noite. O resultado dessa ação será apresentada durante a realização do Congresso Moveleiro, nos dias 14 e 15 de setembro, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR).

Diogo de Hercule explica que a metodologia utilizada pelos alunos envolveu diversas disciplinas ministradas pelo Senai e aproximou a empresa dos alunos, gerando troca de conhecimento sobre o tema proposto: “E se o futuro fosse hoje?”.

No desafio, realizado ao longo de um semestre, os alunos tiveram que pesquisar e apresentar soluções em mobiliário que se enquadrassem em diversos pontos, como: otimização da produção, redução de emissão de gases e embalagem sustentável, ações de conectividade e automação residencial, além de otimização de espaço e montagem facilitada.

 

Projeto selecionado no programa Conecta Labs, do Grupo Munhoz Caetano, é uma bancada para TV com dois módulos com rodízios

 

Projetos selecionados

Dos 18 projetos apresentados pelos alunos do curso técnico em Design de Móveis do Senai Paraná, três foram selecionados e prototipados pelo Grupo Munhoz Caetano.

O primeiro projeto, concebido por Cristina da Silva Simão, foi um nicho com mesa acoplada. O segundo, desenhado por José Lucas Mafra Zablonsky e Pedro Henrique Mamore Kamers, é um rack com duas mesinhas laterais, que juntas formam uma mesa de centro. E o terceiro projeto selecionado (foto) é uma bancada para TV com dois módulos com rodízios, sendo que um deles é um baú com dispositivo articulado para uma pequena estação de trabalho; o outro é um gaveteiro. A autoria é da dupla Felipe Burkhardt Anderlei e Matheus Franco da Costa.

“A imersão na fase de pesquisa foi essencial para que eles identificassem o comportamento dos consumidores no dia a dia e isso foi facilmente traduzido nos projetos” afirma Hercule. Além do intercâmbio de conhecimento entre indústria e instituição de ensino, os alunos com projetos selecionados recebem uma premiação em dinheiro e certificados. A premiação oficial ocorre no dia 14, durante a realização do Congresso Moveleiro.

 

 

 

Nova edição do Conecta Labs

Em agosto, o Grupo Munhoz Caetano deu início à segunda edição do programa, desta vez em parceria com os alunos de graduação da FAE Centro Universitário, de Curitiba (PR). As empresas Berneck, fabricante de painéis de madeira (MDP, MDF e HDF) e madeira serrada de Pinus e Teca, e Häfele, especialista em ferragens e acessórios para móveis, são parceiras estratégicas desta edição.

“O Conecta Labs faz parte do planejamento da nossa área de design e inovação, e nossa intenção é expandir e interagir com mais instituições de ensino, definindo novos temas para o desafio”, ressalta Diogo de Hercule.

A seleção dos projetos será no final de 2016 e os produtos serão expostos durante a realização da Feira Movelpar 2017, em Arapongas (PR). O evento está situado em um dos polos moveleiros de maior produção do País e seus expositores focam no lançamento de móveis para atender o varejo nacional e o mercado de exportação.