voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Como o mobiliário se adapta às tecnologias digitais que são parte do nosso dia a dia? A questão, extremamente relevante diante do quadro de inovação digital que se desenha para o futuro, além da própria mudança comportamental no estilo de vida das pessoas – seja no Brasil ou no exterior –, é o foco central do Concurso de Design da Masisa em 2016.

O desafio é para estudantes que se formam em design, arquitetura e assuntos afins, mas deve (ou deveria) nortear o pensamento de todos os produtores que atuam com mobiliário. A competição é realizada de forma simultânea no Brasil, Argentina, Chile – onde está a Matriz da companhia –, Colômbia, Equador, México, Peru e Venezuela.

Uma das principais produtoras e comerciantes de painéis de madeira para móveis e arquitetura de interiores na América Latina, a Masisa procura estimular o desenvolvimento de novos profissionais e da indústria de móveis com este concurso, estimulando ainda a criatividade e a inovação tecnológica por meio do design. Realizado a cada dois anos, a primeira edição ocorreu em 1992.

“Conecte seu mundo, Smart Design” é o tema oficial da competição em 2016. Segundo o comunicado da empresa, que explica o contexto do concurso: “As tecnologias digitais estão mudando constantemente e, com isso, o nosso estilo de vida também. A transição para a era digital é uma tarefa complexa que envolve a renovação e adaptação de espaços constantemente. Portanto, é necessário que os móveis com os quais interagimos diariamente sejam parte desta nova era digital.”

 

Concurso de Design Masisa - Conecte seu mundo, Smart Design

 

Concurso Design Masisa

Além de utilizar como principal matéria-prima os produtos da Masisa, que podem ser combinados com outros materiais como tecido, metal, couro, entre outros, os estudantes deverão desenvolver um móvel RTA (Ready to Assemble – pronto para montar) que consiga vincular as tecnologias digitais disponíveis.

Os projetos devem ser inéditos e de autoria dos participantes, e também devem ser considerados aspectos como viabilidade técnica de produção e potencial comercial, atendendo a requisitos como estética, funcionalidade, sustentabilidade e inovação. “O projeto deve ser capaz de oferecer um novo conceito, ideia ou aporte ao universo do móvel”, diz o regulamento.

Todos os requisitos para participação, inscrição dos projetos, critérios de avaliação e premiação estão disponíveis no site da empresa.

 

Premiação

As finais nacionais nos respectivos países serão no mês de outubro. Em seguida, os estudantes premiados participam da final internacional em novembro, a ser realizada em Lima, no Peru. O vencedor terá a possibilidade de realizar um estágio na empresa Schattdecor – especialista em superfícies decorativas com sede em Thansau, na Alemanha –, pelo período de três semanas, e ainda irá visitar uma das feiras de design mais importantes da Europa: a Imm Cologne 2017.

 

Exemplo

Confira um exemplo de móvel RTA inteligente e que incorpora tecnologia digital. A proposta, já comercializada, é da gigante sueca IKEA.