A coleção Masisa 2016 reúne, segundo a própria fabricante de painéis de madeira, uma variedade de padrões e combinações que refletem as “tendências do mundo” nos mais diversos projetos de móveis e design de interiores.
A valorização da natureza, por meio de padrões com aparência natural e texturas bem marcadas; o contraste claro-escuro (incluindo o branco e preto) combinado com padrões madeirados, claros, médios ou rústicos; a busca pelo conforto e o aconchego nos ambientes internos, residenciais ou de trabalho; e o movimento Mix and Match, que mistura estilos e culturas com personalidade, na busca da customização, são o ponto de partida e inspiração da coleção Masisa.
Os nove padrões lançados, de acordo com a companhia, também aliam as necessidades do seu público com as tendências nacionais e internacionais apresentadas em diversas feiras, como a de Colônia (Alemanha), Estocolmo (Suécia), Londres (Reino Unido) e Milão (Itália).
Coleção Masisa
Segundo o comunicado divulgado, a coleção Masisa 2016 é uma jornada de inspiração ao redor do mundo, ideal para levar sofisticação e pluralidade cultural de diversos continentes para os projetos de mobiliário e design de interiores.
Da região de Mármara, na Turquia, a fabricante destaca os relevos naturais que promovem o encontro do Oriente com o Ocidente. O resultado são três padrões Mármara, com desenho de nogueira clássica que traduzem o movimento e a beleza dessa região: Mármara Gri, reflete as inúmeras paisagens salinas com tons acinzentados; Mármara Erik, onde as especiarias, castanhas e frutas secas serviram de inspiração; e Mármara Kahve (foto), uma referência ao tradicional café turco, que inspira os matizes desse decor.
A Masisa também traz painéis inspirados em Délhi (Índia) e Londres (Reino Unido). De lá, surgem o Tweed, clássico tecido de lã inglesa que remete a modernidade e elegância descontraída, o painel Canela da Índia, que confere o toque asiático à coleção, e o Carvalho Indiano, madeira com aparência levemente envelhecida e que remete à madeira Teca antiga.
Outro decor da coleção é o Castanha Branca, que conta com superfície mate assim como a casca dos frutos.
Já na América Latina, o deserto mais seco do mundo serviu de inspiração para o padrão Atacama (foto abaixo). Rústico, traz tons de cinza e rosado para os projetos, sendo indicado para o uso em homes, tampos de mesas, revestimentos de paredes e arquitetura de interiores.
Por fim, o Nogal Africano busca a referência das cores da fauna e flora deste grande continente e seu desenho representa a clássica nogueira italiana, com veios longos que remetem à algumas espécies de madeira africanas. Para a fabricante de painéis, esse forte padrão combina perfeitamente com cores sólidas ou texturas.
Informações e combinações
No site da Masisa, fabricantes de móveis, marceneiros, arquitetos e especificadores podem consultar os acabamentos e texturas disponíveis para cada um dos nove padrões lançados, bem como as combinações possíveis de decors do grupo. O site também indica os padrões que serão exclusivos das lojas GMAD – grupo de revendas com mais de 50 unidades pelo Brasil.
“Nesta jornada de inspiração buscamos valorizar cada característica regional com painéis de madeira e opções com texturas que enaltecem o relevo natural, com poro sincronizado ao desenho da madeira. O resultado é uma coleção com variedade de padrões e combinações que refletem as tendências de texturas bem marcadas que prometem deixar o ambiente com design moderno e mais confortável”, comenta Solon Cassal, gerente de Produtos e Tendências da Masisa.