voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Os grandes eventos de decoração e arquitetura, como a Casa Cor PR, são um importante canal para os fornecedores apresentarem novidades e consolidar tendências em produtos diversos. Da mesma forma, arquitetos e designers buscam apresentar ambientes criativos, inovadores e elegantes, que valorizam materiais nobres nos móveis e adornos de decoração, além de explorar elementos visuais, iluminação, aromas e texturas.

Nesta edição da Casa Cor Paraná, que comemora 30 anos em 2016, são muitas as propostas originais para a decoração e o morar, retratadas em 48 ambientes. O evento abriu suas portas no dia 21 de junho e vai até o próximo dia 31 de julho, no prédio da Editora Grupo Paulo Pimentel, no bairro de Vista Alegre, em Curitiba (PR). O edifício também é sede histórica de grandes títulos do jornalismo impresso paranaense.

Marina Nessi, diretora e franqueada da mostra Casa Cor PR há 23 anos, retrata esse momento em entrevista ao Habitus Brasil. “Quando começamos 23 anos atrás, a Casa Cor era um evento elegante de decoração. Fazíamos uma exposição e as pessoas vinham ver o que havia de novidades no termo decorar. Nesse período todo, a evolução é extraordinária, com um crescimento imenso, incluindo veículos de comunicação especializados, fornecedores, comércio e todo um mercado de decoração, sem contar o trabalho dos profissionais, incluindo os paranaenses – sempre muito bem informados e antenados com as tendências mundiais”.

 

 

Na entrevista, Marina também fala da qualificação dos profissionais, evolução do morar e diversificação dos espaços na mostra paranaense, e também da importância em contratar um profissional de arquitetura.

 

Casa Cor PR

Masisa apresenta coleção

A Masisa também aproveitou a Casa Cor Paraná para apresentar sua nova coleção “Viagem ao Redor do Mundo”, inspirados na pluralidade cultural de diversas regiões do mundo. Os padrões estão presentes em diversos ambientes, como Star Social, Lobby do Hotel, Biblioteca e Spa da Lapinha.

Walkiria Nosol, do escritório Bender Arquitetura, optou pela combinação dos padrões Tweed e e Carvalho Indiano. O primeiro remete a um clássico tecido de lã inglês e o segundo apresenta o toque de madeira com aparência levemente envelhecida e remete à madeira teca antiga. Os padrões compõem o ambiente Lobby do Hotel.

 

Walkiria Nosol e Jéssica Brandão, do escritório Bender Arquitetura, optaram pela combinação dos padrões Tweed e e Carvalho Indiano no Lobby do Hotel, na Casa Cor PR

 

Segundo Solon Cassal, arquiteto e designer da Masisa, o evento é uma importante vitrine para apresentar os novos painéis e suas formas de uso. “A Casa Cor Paraná é um ponto de encontro para os profissionais e visitantes que buscam as últimas tendências. Por isso, apresentamos nesse importante evento nossos recém lançados painéis que aliam design, tendência e inovação”.

 

Linha Trend – Arauco

Patrocinadora da Casa Cor PR pelo segundo ano consecutivo, a Arauco também escolheu o evento para lançar a Linha Trend – conjunto de cinco padrões em melamina (BP) que revestem os painéis de madeira (MDF) da marca. Veja a notícia completa neste link.

 

 

Ambientes da Casa Cor PR

Outros ambientes da Casa Cor Paraná chamam atenção por sua composição, como o Estar com Adega, projetado pelos arquitetos Maria Alice Crippa e Gustavo Assis. O ambiente de 22 m² apresenta móveis rústicos, de meio século, e o revestimento Moss Wall – uma parede de musgo natural.

O ambiente explora ainda os volumes e a espacialidade de um móvel multifuncional, que serve de rack para TV, aparador, biblioteca, lareira e adega, mostrando que os ambientes pequenos podem ser práticos e funcionais, sem perder a elegância e o aconchego. Os padrões explorados foram o Louro Freijó, Ruggine e Nude.

 

Projetado pelos arquitetos Maria Alice Crippa e Gustavo Assis, o Estar com Adega explora os volumes e a espacialidade de um móvel multifuncional, que serve de rack para TV, aparador, biblioteca, lareira e adega

 

Quartos e áreas privativas

Já a arquiteta Flávia Bonet se inspirou no seu próprio escritório para criar a Suíte do Jovem Casal. O ambiente é contemporâneo e valoriza as cores neutras dos móveis e paredes, no padrão Frassino Whiskey.

 

Flávia Bonet criou a Suíte do Jovem Casal. O ambiente é contemporâneo e valoriza as cores neutras dos móveis e paredes, no padrão Frassino Whiskey

 

O Home Privativo do Casal, idealizado pela arquiteta e urbanista Mariana Paula Souza, resultou em um ambiente íntimo e aconchegante, considerando as necessidades de um casal que adora ver filmes, ler livros e colecionar arte. O ambiente simétrico, explora painéis amadeirados e mistura de texturas, e todo a marcenaria foi feita com o padrão Frassino Almendra, lançamento da Berneck.

 

 Home Privativo do Casal, idealizado pela arquiteta e urbanista Mariana Paula Souza, resultou em um ambiente íntimo e aconchegante

 

A arquiteta Michele Krauspenhar explorou a cor cinza e suas tonalidades para criar o Loft de um Médico. Os painéis de MDF, no padrão Frassino Stone, são da Berneck. Com 65 m², o espaço também traz a mistura de materiais como pedra, madeira maciça na mesa de jantar, couro e papel de parede levemente metalizado.

 

A arquiteta Michele Krauspenhar explorou a cor cinza e suas tonalidades para criar o Loft de um Médico. Os painéis de MDF, no padrão Frassino Stone, são da Berneck

 

Área de relacionamento

Considerando os novos projetos arquitetônicos, que valorizam espaços de convivência dos colaboradores, proporcionando um ambiente para o descanso nos intervalos de trabalho, as arquitetas Denise Pereira Bazzo e Janaina Bazzo criaram a Sala Comercial da Casa Cor PR 2016.

O conforto e a modernidade nortearam o projeto, apresentando uma paleta de cores ousada e grande diversidade no uso de materiais. Entre os principais materiais destacados estão o Steelayer, revestimento representado pela Brasgips, o piso elevado, de pedra Matacão, e os padrões BP Ruggine e o Calcare Vel da Berneck. As poltronas Aristrocrash são da Benita Brasil e a coluna de chão, luminária, são design de Claudia Tronco.

 

As arquitetas Denise Pereira Bazzo e Janaina Bazzo criaram a Sala Comercial da Casa Cor PR 2016. Os padrões BP Ruggine e o Calcare Vel da Berneck estão no ambiente

 

Banheiro “industrial chic”

Responsável pelo Banheiro para Eles & Elas, o arquiteto Nilson Torres explorou o conceito industrial chic. O profissional mesclou materiais brutos com acabamentos mais primorosos, que permitem que a essência bruta e minimalista de um espaço industrial associe conforto físico e também visual, com aparatos tecnológicos e acabamentos mais sofisticados.

 

Responsável pelo Banheiro para Eles & Elas, o arquiteto Nilson Torres explorou o conceito industrial chic, mesclando materiais brutos com acabamentos mais primorosos na Casa Cor PR

 

Para isso, revestiu as paredes internas e o teto do banheiro com painéis de MDF, no padrão Argento, também da Berneck. A exceção fica por conta da parede de fundo do banheiro masculino, que tem revestimento em placa cimentícia. O piso interno do banheiro é em cimento queimado, em tom natural, e compõe com as louças e bacias sanitárias da Deca, que são pretas. As torneiras de teto são cromadas. O hall também conta com MDF Argento revestindo todo o teto.

 

Habitus Brasil, oferecimento de Schattdecor e Rehau