As mudanças de hábitos nos espaços residenciais e de consumo, as tendências e os novos conceitos na área de design de interiores. Esses temas, que podem ser explorados sob diversos ângulos, serão debatidos durante o Congresso Nacional Moveleiro e exemplificados de forma prática em uma Casa Conceito, dentro de um container.
Inédita, a Casa Conceito trará um container mobiliado e decorado dentro de inúmeras tendências de consumo, comportamento e do próprio morar. A instalação terá sala, cozinha, quarto e banheiro, todos ambientados com linhas de produtos à disposição no mercado.
“Nossa proposta é traduzir conceitos do morar que estão se consolidando como comportamento entre as pessoas, pelas grandes mudanças políticas, econômicas, sociais e espaciais que estamos passando em nosso mercado”, explica a arquiteta e designer Katalin Stammer – responsável pela idealização da Casa Conceito e palestrante do Congresso Nacional Moveleiro.
Como exemplo, Katalin cita a diminuição do espaço das novas moradias, as reorganizações familiares, a mudança de valores culturais e, consequentemente, dos objetivos de vida da população. “Com isso, são criadas novas necessidades e outras, antes essenciais no formato de viver, são deixadas de lado”.
Casa Conceito no Congresso Moveleiro
Com o mote “Mudança pede Mudança”, a Casa Conceito está alinhada a mensagem que os organizadores do Congresso Moveleiro desejam passar a empresários e profissionais que atuam na cadeia de madeira e móveis: “Repense a forma e reinvente o mercado”.
“O objetivo é fomentar a análise desse novo morar por diversos ângulos, além de propor, claramente, a revisão de alguns paradigmas para que as empresas consigam acompanhar esse movimento, que apesar de parecer sutil está consolidado em novas formas de consumo”, observa Katalin Stammer, lembrando que muitas dessas análises são resultantes da experiência prática em design de interiores e design estratégico no qual o seu escritório atua.
As principais constatações desse e de outros estudos indicam famílias menores e população com maior perspectiva de vida, além de maior adesão do uso de tecnologia e dedicação ao trabalho. O consumo consciente, necessidade e valorização da funcionalidade, e a preocupação com a saúde são outros pontos indicados.
A profissional destaca ainda que a Casa Conceito busca traduzir esses conceitos de forma espacial e visual para exemplificar cada aspecto levantado. “É tempo de repensar e conceber os locais de convívio do homem em função de valores sociais e culturais, necessidades e hábitos específicos”.
O que isso representa?
Como consequência a esses aspectos comportamentais, percebe-se uma tendência por:
– Ambientes dinâmicos
– Clareza das informações
– Peças de desenho mais fluído e orgânico
– Valorização de materiais naturais
– Busca por peças de design assinado – histórias são importantes!
– Projetos de iluminação diferenciada
– Tecnologias com simplicidade e facilidade de uso
Casa Conceito: Móveis e design autoral
Todos os ambientes que compõem a Casa Conceito – sala, cozinha, quarto e banheiro – também enfatizam a produção de peças e artigos presente no mercado moveleiro e design de interiores, com a participação de várias profissionais e estúdios ligados ao design autoral.
“A própria escolha do mobiliário foi pensada em cima das tendências apresentadas”, conta Katalin, que também irá expor a linha de luminárias Caboclos do Brasil (foto), que leva a sua assinatura.
Entre os designers e profissionais participantes, alguns com premiações nacionais e internacionais, estão Aleverson Ecker e Luiz Pellanda, da Holaria – marca que usa a porcelana como matéria-prima e suporte para suas criações; Mauricio Noronha e Rodrigo Brenner, da Furf Design Studio / Artesian – consagrados por unir poesia, romantismo e brasilidade em suas peças; e Lucas Bond, da Decormade – indústria e loja com exclusividade na comercialização das peças de grandes nomes do design brasileiro, como Sergio Rodrigues e Aristeu Pires, além de produções assinadas.
Leandro Garcia, cuja atuação do escritório abrange diversos campos da arquitetura e também o design de mobiliário, é outro nome presente. O escritório do arquiteto e designer paulista radicado em Curitiba (PR), recentemente, foi eleito um dos 20 melhores estúdios de arquitetura em ascensão do mundo e costuma integrar listas de profissionais reconhecidos no design brasileiro.
Coletivo Móvel e parcerias
A Casa Conceito também terá peças do Coletivo Móvel, que reúne estúdios de design de mobiliário autoral de Curitiba (PR) – mediante a colaboração, troca de experiências, ideias e referências entres diversos profissionais. Na ação, estarão presentes Daniel Ferrarezi e Diego Sebastian (Wood Skull), Diesko Rezende da Rosa (Diesko Móveis art Design), Juliana Bello Schlichting (Guria Marcenaria) e Rodrigo Martins (Vacari Design).
Entre as empresas apoiadoras da iniciativa também estão Caemmun / Líder Casa, Casa das Plantas, Cia do Tapete, Docol, Forwash, Icasa, Móveis Campo Largo e Total Storage.
Soluções que impactam no mobiliário
Sócia-fundadora do escritório de Arquitetura e Design que leva seu nome, Katalin Stammer também participa da mesa redonda “Soluções que impactam no mobiliário”. O painel de debates, no dia 15, integra a programação do Congresso Moveleiro e traz outros nomes para a discussão do tema: Cláudia Lens, designer do Senai/PR; Ana Brum, diretora do Centro Brasil Design, e Hugo Costa Gripa, designer do Sistema Firjan/RJ.
O evento, nos dias 14 e 15 de setembro, em Curitiba (PR), é uma realização da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) e tem apoio do Habitus Brasil, entre outras empresas, instituições e entidades setoriais.
A programação completa do Congresso Moveleiro, assim como o link para inscrições, está disponível no site www.congressomoveleiro.org.br e a participação no evento é gratuita mediante a doação de um livro didático ou infantil. Tanto a exposição da Casa Conceito como o ciclo de palestras e debates acontecem no Campus da Indústria Fiep — Centro de Convenções Horácio Coimbra (Av. Comendador Franco, 1.341, Jardim Botânico, Curitiba/PR).