voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Quanto vale o seu trabalho? Se você atua com a produção de móveis sob medida é certo que você já se questionou sobre esse tema. Afinal, qual é o valor do móvel que você produz? Como precificar e chegar ao valor correto? O que considerar ao definir o preço e calcular a margem de lucro da sua marcenaria? Se você tem dúvidas sobre essas perguntas, iniciante ou não, esse conteúdo vai te ajudar.

Com o auxílio da Guararapes, fabricante de painéis de MDF, nós te apresentamos a Calculadora do Marceneiro. Passo a passo, ela te ajuda a encontrar o custo do móvel fabricado.

Sim, é hora de deixar algumas práticas de lado, como multiplicar o custo dos insumos por dois ou três – ação muito comum na marcenaria. É claro que isso é possível, mas não é a melhor forma e nem permite que você descubra sua margem de lucro. O cálculo correto é fundamental para que você trabalhe com rentabilidade, sem comprometer a saúde financeira do seu negócio.

 

Calculadora do Marceneiro
Passo a passo, esse e-book explica como calcular o preço do seu trabalho e do móvel em produção. 
Baixar arquivos

 

Passo a passo, a Calculadora do Marceneiro te ajuda a encontrar o preço do móvel fabricado

 

DA TEORIA À PRÁTICA DO PREÇO

A definição do preço de qualquer trabalho envolve vários fatores. Contudo, para ter lucro, é preciso saber qual é o seu custo efetivo. Isso é fundamental para garantir uma rentabilidade mínima e manter sua empresa saudável.

No caso da marcenaria, podemos resumir essa influência no preço final sobre três pontos: Projeto, Planejamento de corte e Produção.

O projeto é a parte mais importante, pois nela são definidas a forma e função do mobiliário. É preciso realizar a especificação de produtos, com medidas corretas, matérias-primas e ferragens condizentes para cada móvel. Defina também os padrões de acabamentos de cada peça fabricada.

A otimização e qualidade do corte dos painéis é outro fator que pode garantir o lucro da sua fábrica. Por isso, procure conhecer a qualidade dos seus fornecedores e invista em um programa que otimize o planejamento de corte.

Na produção, considerado o coração da fábrica, é preciso ter cuidado com a usinagem, furação e colagem de fitas de borda. O conhecimento técnico do marceneiro a respeito de máquinas e insumos, incluindo os custos indiretos de outros produtos e ações, faz toda a diferença na definição do preço correto. Essa “experiência” ajuda a evitar perdas, retrabalhos ou falhas de avaliação na execução de cada projeto, incluindo a montagem.

 

Neste e-book do Habitus Brasil e Guararapes, você entende, passo a passo, como calcular o preço correto do seu trabalho e do mobiliário fabricado

 

Quanto vale o seu trabalho?

Com as informações de produção em mãos, os fatores que influenciam a definição do preço são: mão de obra, materiais e industrialização (maquinário) da sua fábrica. Lembre-se! Cada projeto executado é exclusivo e a Calculadora do Marceneiro pode te ajudar com a precificação do móvel.

As informações para construção da calculadora são do consultor Diogo Henrique Tosto, do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário.

Marceneiro!

Todas essas informações oferecem um panorama para que você saiba o que não pode ficar de fora do preço de venda do seu produto. Procure não padronizar uma única lista, pois identificar, reconhecer e calcular cada item de custo é obrigatório para garantir uma operação saudável e sustentável à marcenaria. No e-book listamos mais detalhes e trazemos o arquivo de download da calculadora. Acesse e comece a usar.