Inspirada nas riquezas e originalidade brasileira, a linha de luminárias Caboclos do Brasil chega ao mercado em grande estilo. A coleção é assinada pela arquiteta e designer Katalin Stammer. Na verdade, mesmo antes do lançamento oficial da marca e da coleção completa, no fim de 2016, algumas peças já ambientavam diferentes cenários de novelas da Rede Globo. A luminária Brahma, por exemplo, chegou a figurar na lista de produtos mais solicitados pelos telespectadores da emissora.
“Sempre considerei que a iluminação pode mudar um ambiente sem alterarmos absolutamente nada. O efeito da luz é atávico. Vem do fogo, da sobrevivência. Juntar isso a uma peça de design é juntar essência, função e ligação histórica”, explica Katalin.
Outra novidade da linha Caboclos do Brasil é que as luminárias integram o Catalog 3D, da Promob. A empresa, que atua no Brasil e no exterior, é especialista em softwares de ambientes 3D. Segundo a companhia, essa é a primeira linha assinada presente no software. Isso permite que arquitetos e designers de interiores elaborem seus projetos de ambientação virtual com os itens da coleção.
Katalin Stammer – Caboclos do Brasil
A linha Caboclos do Brasil é composta pelos modelos Xavante, Pataxó, Ianomami, Ticuna, Tapuia, Guarani, Guajajara, Terena, Caingangue e Brahma – na versão mesa e de chão. “A essência da coleção está na relação com as nossas origens, com os pais da Terra, primeiros povos e na reverência e respeito que devemos ter por eles. Tem muito haver também com os ensinamentos indígenas, com prioridades e com o que acredito ser muito importante para o ser humano hoje: a ligação com a natureza e o bem-estar”, explica Katalin Stammer.
A designer conta que uma das suas primeiras experiências profissionais foi com projetos de iluminação em uma empresa especializada. “Na ocasião, fui convidada a desenhar peças para coleções da marca”.
Para a produção das luminárias, a profissional tem parceria com a empresa Studio Bela. A equipe de artesãos desenvolve, junto com ela, cada detalhe de entalhe e encaixe das peças. “Minha intenção é desenhar pelo menos uma coleção por ano. Sempre com a ideia de manter inspiração e exclusividade como essências principais da marca”, revela Katalin Stammer. Até o final de 2017, a marca também planeja ter um canal de comercialização pela internet.
“Brasilidade como inspiração”
Confira o vídeo conceito da coleção, que aborda desde a criação das luminárias até o processo de digitalização das peças para integrarem o Catalog 3D, da Promob.
Luminárias e bem-estar
Para a arquiteta, que também atua como supervisora dos cursos de design e decoração do Centro Europeu, em Curitiba (PR), muitas pessoas não se atentam à importância da iluminação. Entretanto, mesmo sem saber os detalhes, geralmente elas conseguem se lembrar de locais nos quais se sentiram bem.
Katalin pondera ainda que admirar uma peça de design em casa ajuda a restabelecer valores e sentidos. “As luminárias também se inserem nesse contexto”, diz. “Ela é um ponto de convergência de muitas coisas. Percebo como designer de interiores que os clientes não costumam se desfazer de abajures. Aqueles que se identificam com as peças, levam elas para cantos de maior valor afetivo nas suas casas”, completa.
Parceria com a Promob
Sobre a parceria com a Promob Software, que oferece soluções para projetar, produzir e gerenciar fábricas e lojas, a arquiteta mostra-se contente. “Usamos o Promob no escritório como ferramenta digital de apresentação de projetos de interiores 3D, o que facilita a visualização das ideias pelos clientes”.
A presença no Catalog 3D nasceu de uma conversa informal sobre a necessidade de oferecer cada vez mais realidade às imagens, inclusive com a presença de produtos encontrados nos home-centers ou outros estabelecimentos. “Achamos interessante a possibilidade de ter as peças para que os profissionais de arquitetura e design possam colocá-las em seus projetos”.