Atuante no mercado de arquitetura de interiores e mobiliário, a Masisa anunciou mais uma parceria para divulgar sua nova coleção de painéis de MDF e MDP revestidos. Assinados por Marcelo Rosenbaum (Estúdio Rosenbaum) e Paulo Biacchi (Fetiche Design), a coleção Essências do Brasil apresenta três padrões inspirados na brasilidade: Brita, Cajueiro e Azulão.
Para Solon Cassal, arquiteto e designer da Masisa, a sinergia da marca com os dois profissionais – que há tempos despontam no cenário de decoração, arquitetura e design nacional –, “valoriza a brasilidade e potencializa os lançamentos 2016, com painéis de madeira em diferentes cores, texturas, misturas e contrastes”.
Cassal conta ainda que a feira ForMóbile, realizada em São Paulo, foi o palco de apresentação do conceito “brasilidade” que inspirou os designers Marcelo e Paulo na criação dos três padrões, para um projeto de mobiliário da loja de e-commerce Oppa – visando a criação de móveis de madeira exclusivos para um público de espírito jovem.
“Depois do sucesso desse projeto e a partir da feira, a Masisa disponibiliza os desenhos também ao mercado”, detalha o arquiteto. Na ForMóbile, fabricantes de móveis, marceneiros e arquitetos, entre outros profissionais, também tiveram a oportunidade de conhecer os padrões da coleção “Viagem ao Redor do Mundo” – lançada em 1º de maio e divulgada no Habitus Brasil. Confira o post!
Por ocasião do lançamento da coleção, Rosenbaum destacou que os decors “apresentam uma textura mais lavada, e com detalhes que referenciam aspectos básicos e de simplicidade”, casando com a proposta de móveis projetados pela parceria Rosenbaum+Fetiche para a Oppa. As peças são indicadas para locais compactos, funcionais e práticos, mas com muita cor.
Brasilidade – Padrões com essência
De acordo com Marcelo Rosenbaum e Paulo Biacchi, os padrões assinados mostram a pluralidade de cada região que forma o Brasil, e esse resultado está impresso nas referências que foram buscar para a coleção.
“Criamos os padrões com base em pesquisas de comportamento e de necessidades de um público jovem e antenado. Procuramos valorizar a força da madeira, seus veios bem marcados, sem desenho muito aparente, porém profundos”, explica Biacchi.
Azulão, pássaro dócil natural do Nordeste, é inspiração para o padrão de contraste do azul intenso do corpo da ave com o tom acinzentado das asas. Ainda na região Nordeste, o fruto do Cajueiro inspirou o padrão de tom natural, que destaca a leveza da madeira clara e de fácil combinação. Já a cor cinza quente se destaca no padrão Brita, material muito presente no cotidiano brasileiro, em suas mais diversas construções.
Há tempos, Marcelo Rosenbaum relaciona suas criações às referências culturais de cada local, explorando a brasilidade como um dos seus temas. “O Brasil é um país de muitas riquezas, culturas e saberes em locais que nem imaginamos”, diz o designer. “Mas para explorar esse conceito, criando identidade para uma marca, é preciso descobrir, despertar e potencializar esses valores essenciais. E o design é uma forma de traduzir e realizar todo esse processo”.
Bate-papo
Aproveitando o lançamento da nova coleção, tivemos um rápido bate-papo com Solon Cassal, arquiteto e designer da Masisa. Confira!
Qual é o ponto de partida para o desenvolvimento dos decors da Masisa, considerando que precisamos ter escala, mas é preciso respeitar as individualidades de cada pessoa e projeto?
Cassal – Minha maior inspiração é sempre a Natureza, mas também busco referências contemporâneas na arquitetura e no design, buscando satisfazer os diversos públicos que atendemos.
A Masisa foi uma das primeiras, se não a primeira, a destacar o termo brasilidade em suas coleções. Mas essa postura é encampada pelos arquitetos nacionais ou os “trends” internacionais ainda seduzem mais?
Cassal – O Brasil nunca sai de moda. Acredito que tanto o termo “brasilidade” quanto tudo o que isso representa em “produtos” estão ligados a estratégia e mercado, interessantes tanto para o mercado brasileiro quanto no exterior.
Como arquitetos e marceneiros podem aperfeiçoar a melhor forma de encaixar diferentes cores, texturas, misturas e contrastes em seus projetos?
Cassal – Um dos nossos grandes desafios é trabalhar um portfólio onde “tudo seja combinável”, de forma a facilitar o trabalho dos nossos clientes e consumidores, nas suas escolhas e nos seus projetos. Uma dica fácil é escolher apenas um padrão de cada família, ou seja, 1 madeira, 1 cor, 1 pedra, 1 tecido e, de preferência, não passar de 3 padrões para não se perder nem carregar o móvel ou ambiente. E, por fim, diferentes texturas valorizam o móvel e podem tornar o ambiente mais interessante.
Parceria de longa data
Em 2006, Masisa e o Estúdio Rosenbaum já haviam criado o painel Labirinto. Além disso, a marca é uma das patrocinadoras do Decora, programa de TV exibido na GNT, no qual ambientes são transformados para deixá-los mais modernos e adequados ao cotidiano das pessoas. Em 2014 e 2015, o programa foi apresentado por Rosenbaum.
Atualmente, a apresentação está a cargo do arquiteto Maurício Arruda, que passa a ter a companhia de Paulo Biacchi e Carolina Armellini, do Fetiche Design. O casal, aliás, foi vencedor da 1° Edição do Concurso Masisa de Design para Estudantes, em 2002, na categoria móvel, com a Mesa Qu4tro.
O estúdio Fetiche, fundado em 2008, tem coleções criadas para marcas como Tok&Stok, Florense, Artefacto, La Lampe, Micasa, Schattdecor, entre outras empresas. Hoje, sediado em São Paulo, assina projetos em parceria com o escritório de Marcelo Rosenbaum para clientes como L’Occitane, Masisa, Tidelli, Maq, Branco e Oppa.