Discutir, repensar e promover a cultura do design e suas conexões com arquitetura e arte. Esta é a proposta do BOOMSPDESIGN 2017, que acontece entre os dias 07 e 09 de agosto, na capital paulista. Realizado há 10 anos e idealizado por Beto Cocenza, esse fórum internacional de arquitetura, design e arte está consolidado no calendário e revela novas facetas do mercado. Este ano, o evento será realizado no Lounge Bienal do Parque Ibirapuera, em São Paulo (SP).
“O BOOMSPDESIGN chega à sua 10ª edição compondo o calendário oficial da cidade. Somos uma plataforma para negócios de conexão mundial e vamos mostrar uma pequena, mas representativa parcela destes conteúdos produtivos da indústria criativa brasileira, de micro à grande escala. Mostrando, discutindo e envolvendo o universo criativo, produtivo e comercial”, afirma Beto Cocenza.
Abaixo, nos áudios, você confere uma entrevista exclusiva com o idealizador do evento e tudo o que você pode esperar para 2017.
BOOMSPDESIGN como plataforma de negócios
Em 2017, além de palestras, o evento terá um novo formato, a fim de promover mais que uma mostra ou exposição, mas o “design experience”. O escritório Yamagata Arquitetura, o designer Rodrigo Ambrosio e o estúdio Lattoog Design irão preparar instalações especiais, por exemplo. As ações são, respectivamente, para as marcas Marmoraria Pedra Julia, Gerbar Ventiladores e Florense. Na foto acima, banco levante com design de Rejane Carvalho Leite para a Florense.
No áudio, Beto Cocenza revela ainda de que maneira a cadeia produtiva de design está explorando essa plataforma de negócios. O designer, artista plástico e diretor do estúdio Lab & Factory, Kiko Sobrino, também vai criar uma instalação especial para o evento.
Qual é o foco da Exposição Design 2×2?
Outra importante ação será a “Exposição Design 2×2”, na qual designers nacionais vão expor suas peças autorais. A lista tem nomes como Estevão de Toledo, Henrique Steyer, Ellion Cardoso, Bruno Faucz, Shisha Kessin, Marcelo Teixeira e Marton. A relação conta ainda com Mula Preta, Henrique Ribeiro, José Marton, Fernando Garroux (Garu), Eloisa Piardi Ricchetti, entre outros profissionais.
No áudio, Beto Cocenza revela todos os detalhes e metodologia da exposição que reúne design, arquitetura e arte. Abaixo, detalhe do trabalho do grafiteiro Garu em poltrona do designer Bruno Faucz.
Designer do ano: A escolha de Dror Benshetrit
O designer israelense Dror Benshetrit é o designer do ano do BOOMSPDESIGN. Comando seu estúdio em Nova Iorque (EUA), ele reúne premiações internacionais e trabalhos para marcas como Alessi, Bentley, Cappellini, SHVO, Target e TUMI. Seu trabalho está incluído também nas coleções permanentes de museus na América do Norte, Europa e Oriente Médio.
Segundo a sua biografia, Dror gosta de transformar e repensar tipologias para impacto significativo em cada escala. Seja de produtos, experiências, ambientes, estruturas ou cidades. “As ideias podem criar conexões significativas entre as pessoas e os produtos que usamos, nossos ambientes e outras pessoas”, afirma. “Usamos ideias como um meio para alcançar valor, integridade e conexões autênticas”, acrescenta.
Outros nomes já indicados pela BOOMSPDESIGN foram Tom Price, Zanini de Zanine, Ruy Ohtake, Luiz Pons e Guillermo Parada (gt2P).
“Nós o escolhemos por ser um designer que trabalha com plataformas distintas dentro do design. Da moda até a arquitetura, sempre com muito sucesso. O conjunto de sua obra é muito forte, apesar de ser jovem”, afirma Cocenza. Dror Benshetrit vai ministrar uma palestra no dia 9 de agosto, encerrando a programação do evento. O tema: Desenhando o futuro.
Design para não-iniciados
Com a proposta de promover a cultura do design, questionamos Beto Concenza como atrair os “nãos-iniciados” no tema e o que falta para termos um universo criativo, produtivo e comercial integrado. Entre as novidades está o Empório do Design, um espaço para comercializar peças com design assinado, colecionáveis com tiragem limitada e de valores diversos.
No espaço do BoomSPDesign, o estúdio Mula Preta terá dois lançamentos (foto acima). O gaveteiro Sanfona, inspirado em Luiz Gonzaga, rei do Baião e figura chave na origem do estúdio. A peça é uma releitura da sanfona tradicional, transformada em uma escultura em forma de móvel. Já a Poltrona Donut foi baseada no formato da famosa rosquinha americana. A sátira, explica o estúdio, retrata de maneira bem-humorada a relação entre a comida e as pessoas, e as sensações que ela provoca.
Arquitetura, design e arte nas redes sociais
Envolvido com diversos movimentos e ações relacionadas ao mercado de arquitetura, design e arte, Beto também falou com o Habitus Brasil sobre a importância das redes sociais para a disseminação do trabalho. (Seu ponto de vista é bem interessante!)
10 anos de BOOMSPDESIGN
Beto Cocenza (foto abaixo) também resume esse novo ciclo de ações, que está completando 10 anos de realização. “Se você observar desde o nosso primeiro evento, há dez anos, nós sempre investimos em novos talentos. Para que fossem julgados, para que fossem percebidos pelas indústrias, lojistas e pela mídia. Então, fomentar novas fontes de criação e formas é fundamental”, observa.
Para conhecer e acompanhar a programação completa do BOOMSPDESIGN, e fazer sua inscrição, visite o site oficial.