voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Não restam dúvidas sobre a evolução da tecnologia, busca pela qualidade de vida e da percepção das pessoas sobre produtos que contam pequenas histórias. Com o mobiliário não é diferente. Isso é expresso na funcionalidade e facilidade de uso, pelo desenho ou ainda pela percepção de bem-estar que ele possa gerar, ainda que de forma indireta.

Ciente desse apelo do design emocional e de que texturas, acabamentos e a variação de nuances é uma forte tendência na arquitetura e design de interiores, a Berneck aposta em quatro conceitos-chave para o morar: Blend, Industrial Chique, Investir e Passado Contemporâneo. A empresa produz painéis de madeira (MDF, MDP e HDF), crus e revestidos com BP, e madeira serrada de Teca e Pinus.

Segundo Andrea Colin Corrêa, supervisora de marketing e produtos da fabricante, “a variedade e composição de painéis revestidos com diferentes texturas e padrões, como madeirados e unicolores, permite um refinamento muito grande no trabalho de indústrias de móveis, marceneiros e arquitetos”.

Conceitos-chave da Berneck

Blend: Mistura de materiais, texturas e formas, que podem ser opostas, mas complementares em elegância e originalidade.

Industrial Chique: Ambientes e produtos com toque mais urbano e contemporâneo, com referências minimalistas e valorização de peças que remetam ao desgaste do tempo.

Investir: Projetos que valorizam elementos vazados e revestimentos diferenciados do exterior, assim como o interior do mobiliário. A proposta é causar surpresa e movimento.

Passado contemporâneo: Sensação nostálgica e com senso de acolhimento, sob influência de cores e propostas que remetam aos anos 1960 e 1970.

 Padrões Louro Freijó, Louro Preto e Gengibre, da Berneck, no ambiente Refúgio do Campo, na Campinas Decor 2016

 

Novos painéis revestidos

Dentro dessa proposta, a Berneck apresenta nove lançamentos em sua linha de painéis revestidos BP, que passam integrar o portfólio 2016-2017 da marca. São eles: Ruggine, Compensato, BlackDots, Calcare, Faia, Louro Freijó, Nude, Nero e Argento. Todos os padrões contam com fitas de borda disponíveis no mercado, desenvolvidas pelas fornecedoras REHAU, Proadec e Tabone.

O padrão Ruggine é a aposta para o conceito do cobre e aço corten na decoração, e o acabamento TX evidencia o efeito metalizado. Segundo a empresa, esse decor pode atuar como protagonista ou como agente de combinação no ambiente.

Entre os padrões indicados para composições sofisticadas e aconchegantes estão o Nude – unicolor disponível no acabamento Vel e o Louro Freijó, uma madeira atemporal, com movimento e aspecto natural. O acabamento Grann aplicado no padrão, segundo a fabricante, valoriza o toque e transmite conforto tátil e visual.

“Acreditamos na tendência do uso dos painéis na sua totalidade, revestindo paredes e teto, além da aplicação no próprio mobiliário”, conta Graça Berneck Gnoatto, diretora comercial e de marketing da Berneck.

 

 

Naturalidade e interação

Resgatando a ideia das placas de compensado e a naturalidade da lâmina de madeira está o padrão Compensato, que traz uma forte pegada urbana e sustentável.

“Ele é ideal para ambientes contemporâneos e também para espaços comerciais, uma vez que suas catedrais e nuances, que não tem repetição na chapa (all over), conseguem transmitir a realidade da lâmina natural da madeira”, explica Andrea Colin, ressaltando que o padrão pode ser aplicado em móveis e decoração de paredes.

 

O padrão Compensato foi empregado com destaque no projeto da “Casa Berneck”, durante a realização da feira ForMóbile, em São Paulo (SP)

 

O padrão, aliás, foi empregado com destaque no projeto da “Casa Berneck” – estande da marca durante a realização da feira ForMóbile, em São Paulo (SP), e palco do lançamento nacional da coleção.

Já na linha do industrial chique e incentivando a interação dos usuários, a Berneck aposta no BlackDots, da inovadora Linha Play. O lançamento permite escrever e desenhar com giz, reproduzindo um quadro negro, e garante sua aplicação em projetos residenciais (tampos de mesa, armários e painéis) e corporativos (mesas, painéis e lousa em bares e restaurantes). Ainda nessa linha, os padrões Dots e Frame permitem fazer anotações com canetinha base água.

Na foto abaixo, aplicação do padrão BlackDots no ambiente Foyer e Garagem Renault durante a realização da Casa Cor Paraná 2016. O espaço foi assinado pelo arquiteto Bruno Colle.

 

Na proposta do industrial chique e incentivando a interação dos usuários, a Berneck aposta no BlackDots, da inovadora Linha Play

 

Berneck: Design escandinavo, industrial e madeira

Propondo um resgate da madeira haya e uma versão contemporânea com referências do design escandinavo, o padrão Faia também se mostra um decor madeirado com muita personalidade, sendo indicado para ambientes que pedem aconchego, ares familiares e tranquilidade. Entre as diversas possibilidades de composição, a Berneck sugere uma combinação com o padrão Ruggine.

Abaixo, a galeria de fotos apresenta o Padrão Faia em painéis revestidos na Cozinha Gourmet e Despensa, projeto assinado pelo arquiteto Luiz Maganhoto e pelo designer Daniel Casagrande na Casa Cor Paraná 2016.

 

 

O padrão Calcare remente a ideia de marcas do tempo, valorizando a tendência do desgaste e fazendo alusão à madeira patinada. O acabamento Vel, que oferece um toque natural e aveludado à chapa de painel revestida, ajuda a oferecer uma realidade ainda maior.

Por fim, para os profissionais que desejam imprimir um estilo e ambiente mais urbano e com referência ao viés industrial, a fabricante oferece os padrões Nero e Argento. Ambos estão disponíveis no acabamento Rust – com nós e sinais do tempo evidenciados pela profundidade dos veios em sua textura. O Nero é a proposta da empresa para um ‘novo’ preto, com robustez e masculinidade. Já o Argento mistura a textura e o toque da madeira ao efeito do concreto.