Entre os dias 4 e 9 de abril, peças de 60 empresas brasileiras vão compor a mostra Be Brasil, que acontecerá na Universidade de Milão, na Itália. A exposição, durante a semana do Salão do Móvel de Milão, reúne desde criações artesanais até produções industriais. A proposta é destacar os principais atributos do design brasileiro – criatividade, inovação e sustentabilidade –, expondo móveis, luminárias, cerâmicas e pedras ornamentais.
A exposição ainda faz uma homenagem a dois dos maiores expoentes do design no Brasil, Oscar Niemeyer e Athos Bulcão. O projeto cenográfico cria um ambiente de imersão no País, trazendo as colunas do Palácio da Alvorada, de autoria de Oscar Niemeyer, e paredes com desenhos de azulejos impressos, de Athos Bulcão.
Além de rodadas de negócios com compradores internacionais, os designers brasileiros participam ainda do Be Brasil Talks. Na ocasião, vão falar sobre sua experiência na criação de produtos para o mercado internacional.
Foto: Móvel Bar, do designer Paulo Alves.
Mobiliário: brasileiros em Milão
Entre as forças do design autoral nacional, sem dúvida, aparece o segmento de mobiliário. E a presença em Milão é essencial para demonstrar a pluralidade do Brasil, com a mistura de diferentes origens, culturas, paisagens, materiais e cores. De forma individual ou em parceria com indústrias de móveis, muitos profissionais apresentam um desenho sofisticado e maduro, com produtos exclusivos.
Foto: Cadeira Toá, de Sergio Fahrer e Jack Fahrer; e Cadeira Norma, de Jader Almeida.
Com isso, a curadoria da mostra Be Brasil e do Projeto Raiz selecionou 14 designers e estúdios para apresentar o mobiliário do país. Entre os profissionais estão Aristeu Pires Design (chaise Pitu), Jader Almeida (cadeira Norma) e Indio da Costa Design (Banco Infinito).
A lista traz ainda Paulo Alves (Móvel Bar), estudiobola (mesa lateral Diamante), Noemi Saga Atelier (banco Xingu), os irmãos Sérgio Fahrer e Jack Fahrer (cadeira Toá) e Leo Romano (Banco Chuva). As designers Alessandra Delgado (Bossa) e Carol Gay (Vaso CaramBola) também representam a produção nacional.
Completam a ação os estúdios NDT Design (NDT Cake Stand e NDT Bread Basket), Ronald Sasson (Armchair De Beers), ITENS por Ana Neute (luminária de mesa Shanghai) e Marta Manente Design (Balanço Revoar).
Foto acima: Banco Chuva, de Leo Romano. Abaixo: escrivaninha Bossa, de Alessandra Delgado, e Chaise Pitu, de Aristeu Pires.
Be Brasil e Projeto Raiz
A exposição Be Brasil é organizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), e conta com o apoio e participação de outras entidades. Entre elas Brazil S/A, Rio+Design e o Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), que leva à Milão o Projeto Raiz. A iniciativa, criada em 2012, visa a internacionalização da cadeia de fornecedores da indústria moveleira brasileira.
O objetivo do Sindmóveis é promover internacionalmente os designers brasileiros de móveis e seu trabalho. Após a apresentação no circuito do FuoriSalone, as peças do Projeto Raiz seguem para uma mostra itinerante na Embaixada do Brasil em Roma, na Itália. Esta mostra tem início programado para o dia 08 de junho.
Para os coordenadores, a participação é um endosso da criatividade e da qualidade do trabalho desses profissionais. “A participação neste evento contribui diretamente para a formação e o posicionamento da imagem dos designers brasileiros de móveis para o mercado global, inclusive para o mercado de design norte-americano, foco comercial atual”, resume Ana Cristina Schneider, consultora do Sindmóveis Bento Gonçalves e Projeto Raiz.