voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

A série sobre projetos de banheiros pelo mundo desbrava, nesta matéria, o misterioso continente da Ásia. Procurando semelhanças entre os países, damos continuidade à nossa investigação dos denominadores estéticos e que, neste caso, nos levaram a encontrar fatores comportamentais peculiares em países como Coreia do Sul, Índia e Japão.

Embarque com o Habitus Brasil para conhecer esses projetos incríveis e se inspirar nos elementos orientais.

 

“Puro Cristal” – Design Coreano

Cristais e pedras preciosas serviram de inspiração para Seungmo Lim no projeto da Suíte Pure Crystal, do Boutique Hotel, localizado em Seul, na Coreia do Sul.

Países da Ásia, como Japão, Coreia do Sul e Taiwan, são conhecidos pela diminuta extensão territorial em contraponto a enorme quantidade de pessoas que vivem por lá. Imagine como é desafiador ser arquiteto ou designer de interiores nesses países… a adaptação de espaços cada vez menores impulsiona esses profissionais a imaginarem novas soluções e utilizarem essa “adversidade” a seu favor.

A Suíte Pure Crystal, por exemplo, tem 31 m² e mostra uma solução inteligente de como expandir o espaço limitado ao integrar dois ambientes: quarto e banheiro. Isso ocorre por meio de uma banheira com vidros inspirados no quartzo-rosa, além de mobiliários interligados que “fluem” por todo o ambiente.

Do ponto de vista estético, a tecnologia e o minimalismo predominam no projeto – permeados com aspectos ocidentais. Conforme descrito no artigo “Características Estéticas Tradicionais traduzidas para a Moda Contemporânea Sul-coreana”, de Yoo Jin Kwon & Yhe-Young Lee (veja abaixo), a estética tradicional foi moldada em quatro pilares fundamentais: Pura Formalidade; Simplicidade Naturalista; Decoração Simbólica e Espontaneidade.

 

 

Índia – Suíte Maharani, no Palácio Umaid Bhawan

Em mais um giro em busca de banheiros pelo mundo, chegamos ao Palácio Umaid Bhawan, na Índia. A história conta que após superar uma fase de seca e fome na década de 20, o rei Umaid Singh inicia a construção do palácio, como forma de agradecimento aos deuses. O projeto é assinado pelo arquiteto Henry Vaughan Lanchester e foi concebido entre 1929 e 1943. Uma extraordinária mistura de tecnologia ocidental com belíssimas características estéticas indianas. A sessão do palácio reservada ao hotel é gerenciada pelo Taj Group of Hotels.

A banheira da suíte foi esculpida em um único bloco de mármore rosa, e acredita-se ser a única desse tipo em todo o país. Uma verdadeira obra de arte!

Banheiros pelo mundo. Série retrata projetos e estilos de arquitetos e designers

Budismo Zen Milenar

O Ginzan Onsen Fujiya, projetado pelo arquiteto Kengo Kuma para a prefeitura de Yamagata, no Japão, é uma estrutura feita completamente de madeira e a inspiração vem do budismo milenar, e das tradições japonesas. A região vulcânica é tomada por fontes termais que são bem exploradas por turistas que buscam relaxar e aproveitar essa experiência única.

Ao fazer uma imersão nas tradições de uma das culturas mais ricas da Ásia, é fácil perceber como o morar japonês contrasta e inspira de forma poética as decorações orientais. De acordo com a Revista Wallpaper em relato sobre o Ginzan Onsen Fujiya, “as aberturas na fachada externa, cobertas pelo bambu, garantem uma luz suave e acolhedora, e criam um espaço para relaxamento e cura do espírito, integrando os efeitos benéficos do banho no Spa”. Nota-se que a essência do empreendimento é, justamente, proporcionar ao hóspede uma oportunidade de fuga do ritmo frenético das grandes cidades.

Os banheiros têm decoração tradicional japonesa, com predominante influência de elementos zen, mesclados ao design moderno.

 

Banheiros pelo mundo

Nas obras selecionadas, pode-se encontrar denominadores sociais que influenciam o projeto de decoração de forma profunda, sejam eles adaptações a pequenos espaços ou experiências de relaxamento. E essas visões comportamentais, reflexo dos novos tempos e das experiências de vida de toda a população mundial, vão nortear o design de interiores e o mobiliário nos próximos anos. O Habitus Brasil também preparou um e-Book que vai te ajudar a ficar por dentro desse cenário e você pode baixar o arquivo no link abaixo.

** iSaloni 2016 - Megatendências do morar contemporâneo ** 
Cenários futuros para o design, mobiliário e o viver 
Baixe agora

 

Na próxima parada, o tour continua com banheiros incríveis na América do Norte e Central. Até logo!