É notório o avanço de acabamentos e texturas nos painéis de madeira e fitas de borda para acompanhar as tendências mundiais de design de móveis, arquitetura e decoração de ambientes. E para apresentar essas inovações nada melhor que um evento dedicado aos profissionais do setor e aos próprios consumidores, como a Casa Cor. A Arauco do Brasil é uma das companhias que tem utilizado essa estratégia para apresentar seus lançamentos em painéis de madeira revestidos, como a coleção Trend.
A conceituada mostra é uma boa oportunidade para demonstrar as possíveis aplicações e características dos produtos em projetos de interior. E a mais recente ação está ocorrendo na Casa Cor Pernambuco, visando o público da região Nordeste, e onde a marca está presente em sete ambientes da mostra.
O evento teve início no dia 23 de setembro e se estende até o dia 6 de novembro de 2016, com 42 ambientes e a participação de 76 arquitetos, decoradores, designers e paisagistas. O casarão que abriga a mostra de decoração está localizado no bairro das Graças (Av. Rui Barbosa, 471), na capital pernambucana.
Coleção Trend
Os decors dessa linha apresentam acabamento inspirado na lâmina natural da madeira, cujos padrões trazem referências multiculturais. Segundo a companhia, a sensação visual e tátil do contato com a madeira é o grande destaque do acabamento Trend, nos padrões: Autentic, Baltic, Nordic e Taj. O acabamento que leva o nome da coleção apresenta poros irregulares, aliados ao toque suave da superfície acetinada.
Além disso, o padrão Concreto Decor traz a releitura do concreto aparente no acabamento Matt, com um toque urbano e sofisticado.
Arauco do Brasil na Casa Cor Pernambuco
Patrocinadora da Casa Cor Pernambuco, a fabricante empresta seu nome ao ambiente Empório Arauco, assinado pelos arquitetos Alexandre Mesquita e Neto Belém. Os profissionais criaram um espaço cenográfico com pé direito de cinco metros, dialogando com a mansão existente e as volumetrias criadas por colegas para a mostra. Na composição do espaço foram utilizados os padrões Concreto Decor, da coleção Trend, e Rustic, da Linha Tendências.
O restaurante desta edição, denominado Bistrô Chalé.92, tem autoria de Josemar Costa Júnior e André Azevedo, do escritório Costa Azevedo. Com 89 m², o espaço está montado em uma caixa de vidro, na área externa; e no interior, um bistrô contemporâneo traz peças de mobiliário assinadas por Jader Almeida. A madeira predominante na composição é o padrão Autentic, também da coleção Trend da Arauco do Brasil.
Já os arquitetos André Dantas e Maury Santana assinam o Lounge de Entrada da Casa Cor Pernambuco 2016. O espaço de 35m² explora o conceito asiático, valorizando tons de preto, vermelho e dourado em todo o ambiente, que traz ainda piso com jogo de paginação monocromático, teto espelhado, biombo recortado a laser e luminárias lume. Na linha de móveis, poltronas de Tadeu Paisan e o banco Banco Monte Cristo de Ronald Sasson. O lounge também apresenta os painéis Tokai (Linha Tendências) e Ébano Chess (Linha Unicores Connection).
Decoração e painéis revestidos na Casa Cor
Manoela Pires, Renata Paraíso e Thiago Valença, do escritório Poligonus, assinam o Espaço Gourmet, que busca valorizar o relacionamento e o entretenimento. Com alguns toques de arte urbana, concreto e madeira, que explora o padrão Canelato da Arauco do Brasil, adotou-se uma iluminação em rasgos horizontais e luminosos pendentes, cujo objetivo é enaltecer o pé direito alto com telhas aparentes e destacar o balcão esculpido. O ambiente também traz prateleiras cortadas a laser e uma ação de realidade virtual, que convida o visitante a vivenciar outra dimensão do local.
No ambiente Louçaria, as arquitetas Eduarda Jungmann e Camila Horta exploram o ferro, com detalhes em vidro e madeira no padrão Canelato, para desenvolver uma estrutura única que abraça todo o ambiente. Além da estante na parede de fundo, onde ficam expostas as louças e vidros, as paredes laterais apresentam expositores com peças de destaque.
E as arquitetas Fabíola Antunes e Marina Cabral de Melo exploraram elementos do Modernismo nas formas, cores e fotografias que compõe a área de Banheiros Públicos, que se divide em quatro ambientes: lounge e banheiros feminino, acessível e masculino. Na proposta, destaque também para os painéis no padrão Connect, da Linha Unicores Connection da Arauco do Brasil, e revestimentos da coleção Brasiliana, que tem a contribuição criativa da designer de superfícies Renata Rubim para a Oca Brasil.
Projetado pela dupla Mário Santos e Giuseppe Antônio Baccaro, a Galeria do Colecionador foi preparada para expor obras de arte de forma inovadora. Algumas telas ficam apoiadas em nichos que saltam da parede, e que também abrigam o sistema de iluminação. Nesta composição, o padrão utilizado foi o Lino Piombo, da Linha Tecidos.