A busca por comodidade, beleza e funcionalidade nos mais diversos ambientes e móveis da casa não é novidade. Mas é preciso encontrar o melhor desenho, ferragens ou acessórios para otimizar o espaço disponível e organizar utensílios e alimentos, por exemplo. Suspensos ou embutidos, os aramados acabam criando muitas opções para ajudar nessa organização interna dos armários ou mesmo na exposição de itens diversos.
Tradicionais parceiras da indústria moveleira, é interessante analisar como empresas do setor de aramados vem se reinventando para que seus produtos passem a ser protagonistas nesse cenário. Hoje, eles estão presentes na cozinha, dormitórios, áreas de home office e serviço, e nos banheiros. Para isso, explica Rodrigo Copat, gerente de operações da gaúcha Masutti Copat, a aposta no design e no estudo das necessidades do mercado foi determinante para criar alternativas.
“Partimos do entendimento inicial de que o setor precisava de uma abordagem mais moderna, permitindo desvincular, em parte, sua produção do modelo seriado. Esse mercado é importante, mas não pode ser o grande balizador do processo criativo”, avalia.
Novo rumo no mercado de aramados
Para suprir estas carências no setor e criar alternativas, a empresa direcionou esforços para gerar soluções focadas nas necessidades de cada público de seus produtos. Trabalhando sob o prisma da inovação, a Masutti Copat também contratou o escritório Intervento Design para assinar a criação de peças e coleções de aramados. “Precisávamos encontrar um diferencial competitivo, além de aproximar nossos produtos das preferências do público consumidor e da própria cadeia produtiva”, pondera Rodrigo Copat. A companhia atua no segmento há mais de 35 anos.
O trabalho, de longo prazo, vem mostrando resultados. A Linha Colors de Organizadores para cozinha, por exemplo, recebeu duas importantes premiações. O Prêmio Design do Museu da Casa Brasileira 2013 (segundo lugar na categoria utensílios) e o prêmio IDEA Brasil 2014 (bronze na categoria acessórios de cozinha).
Produzidos em chapas de aço inox, os nichos organizadores têm acabamento em pintura epóxi. O estilo retrô remodelado, aliado à possibilidade de acomodar objetos utilizados nas tarefas diárias, também desperta a atenção. A Linha Colors está agrupada em quatro diferentes módulos de 40 cm, que são combinados conforme a necessidade do projeto. As peças contemplam escorredor de pratos e talheres, porta temperos, rolos, copos e/ou xícaras. Também há porta detergente e esponja, e ganchos para toalha e talheres.
Aramados e soluções para cozinha
A Masutti Copat também dispõe de novidades em acessórios para a cozinha – uma das áreas que mais exige ergonomia e funcionalidade. Um dos destaques são os cantos mágicos (Quaturis S), que permitem otimizar o aproveitamento de espaço no interior dos móveis com cantos articuláveis em diferentes versões. A austríaca Grass, uma das principais fabricantes mundiais no segmento de ferragens para móveis, e parceria da marca brasileira, é quem detém o know kow de fabricação. Veja mais detalhes da parceria e produtos disponíveis neste link.
Uma das opções de canto mágico tem hastes deslizantes, que podem ser ajustadas conforme a quantidade de produtos a serem organizados. Outro modelo contempla porta-rolos e porta-condimentos, além de uma bandeja central para objetos menores ou embalagens. A terceira opção tem organizador para tampas ou pratos.
Propostas mais arrojadas
“Com esse foco, teremos produtos com plenas condições de cumprir a sua missão em termos de funcionalidade, estética e originalidade, agregando valor ao móvel”, explica Copat. Os novos aramados e acessórios da empresa, alguns desenvolvidos a partir de tendências apresentadas no exterior, serão apresentados na Fimma Brasil 2017. Promovida pela Movergs, a feira acontece de 28 a 31 de março, em Bento Gonçalves (RS). A Masutti Copat promete ainda incorporar novas matérias-primas e cores ao seu portfólio.
Entre os atuais produtos em linha, destaca-se ainda a sapateira suspensa. Funcional e com proposta inovadora, seu diferencial está na sugestão que mescla, ao conceito da sapateira, os atributos de um cabide. O produto acomoda dois pares de calçados por cabide e permite fácil organização dentro dos móveis. Fabricado em aço carbono, foi vencedor do prêmio House & Gift de Design 2014, na categoria In Domus – acessórios.