voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Em nossa busca por projetos de banheiros incríveis voltamos para o continente americano, mais precisamente nas Américas do Norte e Central.

Fomos procurar os elementos-chave do design americano e avaliar comportamento, meio e herança cultural em suas obras de arquitetura e design. Essa busca também revelou banheiros com inspiração em projetos étnicos e caribenhos, além de conceituadas obras sob grandes sagas cinematográficas.

Vale lembrar, nas reportagens anteriores já apresentamos banheiros situados na Europa, Oceania, América do Sul e Ásia.

 

 “Futurismo Barrococó” em Wisconsin, EUA

O projeto de decoração assinado pelo designer americano Jonathan Adler traz uma mistura bem diferente de estilos clássico e moderno. Com inspiração na estética de filmes como “Uma Odisseia no Espaço” e “Laranja Mecânica”, o designer criou um banheiro surreal e transformou o ambiente em uma verdadeira experiência de arte.

Rococó é um período artístico conhecido também como “Barroco tardio” – movimento que teve como início o abandono da simetria clássica barroca e o uso maior de ornamentos e floreios. Projetos inspirados no movimento Rococó têm como característica principal serem concebidos como uma obra de arte em sua totalidade, ou seja, cada detalhe do ambiente é pensado para que traduza esse conceito.

O diferencial do banheiro localizado no Kohler Design Center, em Wisconsin (Estados Unidos), está na mescla de aspectos clássicos com a estética futurista desconstruída. Ao olhar a galeria de fotos é fácil perceber como se trata de um projeto inusitado e que te transporta para um dos cenários de filmes do cineasta Stanley Kubrick. Os revestimentos e louças utilizadas na decoração são, respectivamente, das linhas Honed Whited™ e Moderne Gold™ da fornecedora americana Kohler®.

 

 

Garoto propaganda do negócio

Rumo à Jamaica, encontramos um banheiro que é o ‘queridinho’ das redes sociais. A banheira ao ar livre e cercada de vegetação tropical vem sendo fotografada por hóspedes do resort GoldenEye, localizada na cidade de Ocho Rios, desde sua fundação, em 2010.

A inspiração para a criação do hotel veio da saga 007 GoldenEye. O recanto era uma casa de veraneio de Ian Lancaster Fleming, escritor da série sobre James Bond – o mais icônico agente secreto do mundo – e, hoje, é de propriedade do magnata da indústria musical Chris Blackwell. Para os fãs de cinema, o ambiente lembra muito a clássica cena onde James Bond enfrenta a assassina Xenia Onatopp.

Banheira do GoldenEye Hotel&Resort, antiga morada de veraneio do escritor Ian Fleming
A icônica banheira ao ar livre, fotografada por inúmeros hóspedes, se tornou garota propaganda do local

Neste cenário temos presente novamente a experiência de banho e relaxamento em um ambiente externo. O contato com a natureza é um fator muito importante para a experiência da hospedagem, principalmente em hotéis caribenhos. Pensar nessa relação em todos os ambientes, durante as refeições, banho ou áreas de descanso ao ar livre, proporcionam ao hoteleiro visibilidade e destaque no ramo.

Filmes de Hollywood inspiram diversos tipos de ambientes e banheiros

O Hotel&Resort GoldenEye, localizado na Jamaica, é inspirado na obra de Ian Fleming e traz uma experiência de luxo e contato com a natureza

Ambientes bem projetados, como a banheira ao ar livre do Hotel GondenEye, se tornam verdadeiros garotos propaganda de seus empreendimentos e as redes sociais são um poderoso motor de busca para as marcas e empreendimentos. Portanto, nunca se esqueça como o design de interiores pode ser um agente estratégico para o negócio.

Instagram do GoldenEye Hotel&Resort. Banheiros pelo mundo

 

Banheiros e ladrilhos tradicionais

Deixando as influências hollywoodianas de lado vamos explorar os banheiros no México. Padronagens tradicionais, multicoloridas e sua raiz étnica marcam a estética mexicana. Nos mais diversos projetos podemos encontrar elementos como rosas, caveiras mexicanas, tons fortes e cores quentes, quase sempre sob influências da arte espanhola e estética Maia.

Ao pesquisar pela implementação desses elementos visuais em projetos de decoração de banheiros, podemos encontrar facilmente diversos tipos de ladrilhos que refletem a etnicidade no ambiente. Mas você conhece a história dessas singelas cerâmicas? De aparência rústica e cores vibrantes, o ladrilho Talavera teve sua origem no século 17, com a chegada dos espanhóis ao México; eles foram responsáveis por introduzir novos métodos de confecção de cerâmicas e ladrilhos. Seu nome é uma homenagem aos artesãos espanhóis que disseminaram essa arte.

No projeto das suítes do Hotel Belmond Casa de Sierra Nevada, em San Miguel de Allende, temos exemplos de decoração requintada preservando a estética vernacular dos azulejos Talavera.

 

Estética mexicana tradicional é explorada no projeto de decoração de banheiros do hotel Casa Belmond de Sierra Nevada

 

Atualmente, o processo de impressão nos ladrilhos é feito por serigrafia ou manualmente, sendo que a confecção artesanal é uma expressão vital da cultura mexicana. O uso desse material é muito presente em cidades centrais do México e hoje está disseminado no mundo inteiro. Se você procura por algum projeto que seja extremamente característico desse país, a opção do uso desse material é imprescindível.

Confira nosso mural de inspiração no Pinterest com diversas aplicações de padronagens étnicas.

Canal do Habitus Brasil no Pinterest traz seleções incríveis de banheiros e projetos de decoração. Conteúdo para arquitetos, designers, marceneiros e industriais

A próxima viagem em busca de projetos de banheiros incríveis pelo mundo será pela África