voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Depois de percorrer a Oceania, chegamos mais perto de casa em nossa investigação por projetos de decoração de banheiros inusitados e elegantes pelo mundo. Agora, a parada é na América do Sul, e o continente é uma verdadeira mistura de influências estéticas de todos os cantos do mundo.

Como avaliar um denominador comum entre países tão distintos? Sejam nos povos originários incas e indígenas, seja pelos colonizadores espanhóis e portugueses, ou pelas grandes migrações europeias, asiáticas e africanas.

É difícil simplificar algo tão rico culturalmente, mas o Habitus Brasil aceitou o desafio de mostrar as mais variadas facetas estéticas do design da América do Sul e começaremos “em casa”.

 

São Paulo – Banheiros públicos luxuosos

A ideia é levar o conceito de luxo ao seu máximo. Localizado na Rua Oscar Freire, em São Paulo, o projeto foi financiado pela rede Kimberly-Clark, detentora da marca de papéis higiênicos Neve. Nota-se uma expressão contraditória e ousada, transformando singelos banheiros públicos em uma verdadeira experiência de glamour. O projeto, assinado pela designer de jóias britânica Jade Jagger, tem pias que parecem banheiras de tão grandes.

O banheiro masculino traz a presença forte da tendência modern geometrics. Já o feminino teve como inspiração as curvas e a leveza do branco e do dourado. Na decoração, o ambiente se torna inusitado ao abrigar trabalhos artísticos feitos com papel higiênico (que coisa louca!). Aqui vemos que uma marca forte é responsável também por fomentar expressões artísticas para manter-se na mente de seu público-alvo. A intervenção ficou disponível para visitação até dezembro de 2015.

Os metais para banheiros são de propriedade da marca Deca, banheira DokaBath Works e uma seleção de acessórios Vallvé.

Para saber mais sobre o projeto Banheiros Espetaculares, da marca Neve, visite o site aqui.

 

Banheiro feminino com inspiração de curvas e leveza do branco e dourado Banheiro feminino com inspiração de curvas e leveza do branco e dourado Banheiro masculino com presença forte do estilo modern geometrics Banheiro masculino com presença forte do estilo modern geometrics

 

Buenos Aires – Hotel Faena

Idealizado pelo estilista Alan Faena, antigamente era um armazém de grãos na região de Porto Madero. Após a revitalização da área e investidos cerca de 40 milhões de dólares na estrutura, hoje é um hotel de cinco estrelas com o interior projetado pelo renomado designer Philippe Starck.

Buenos Aires tem certo “ar europeu” incrivelmente único aqui em terras sul-americanas. Resolvemos trazer esse contraste, justamente para mostrar que estilos não são facilmente reconhecíveis quando nos propomos a investigar continentes inteiros. Definitivamente, a arquitetura é um dos aspectos que dão singularidade às cidades.

Na suíte imperial, destaque aos revestimentos de mármore que vão do chão ao teto, acessórios que são verdadeiras obras de arte, contrastes incríveis entre sutis tons de prata e cinza com o vermelho pesado e burlesco da decoração dos ambientes sociais. Também uma tênue e elegante linha entre a preservação das características naturais da estrutura de armazém (paredes de tijolos ou brutas de concreto) combinadas à elegância de candelabros requintados, veludo vermelho e luz de velas.

Banheiro Hotel Faena em Buenos Aires, projetado por PhillipeStarck

Banheiro Hotel Faena em Buenos Aires, projetado por PhillipeStarck

Banheiro Hotel Faena em Buenos Aires, projetado por PhillipeStarck

Spa Hotel Faena em Buenos Aires, projetado por PhillipeStarck

Todo o conceito do hotel gira em torno da experiência do luxo extremo. Ou seja, suítes maravilhosas de banho e uma área comum de spa. Conheça mais detalhes visitante o site do hotel.

 

Banheiros abertos – Hotel & Spa Tcherassi, na Colômbia

Localizado em Cartagena das Índias, na Colômbia, o Hotel & Spa Tcherassi foi concebido sobre a restauração meticulosa de uma mansão de mais de 250 anos. É o primeiro hotel projetado pela designer colombiana Silvia Tcherassi e foi inspirado na era de ouro de Cartagena.

O banheiro da suíte principal traz um teto de vidro com iluminação natural e conceito aberto, onde todos os elementos fazem parte do mesmo ambiente. Com estética geométrica e moderna, esse projeto intriga. É possível mesclar o regional caribenho e o moderno em um mesmo projeto? Olhando com atenção podemos afirmar que a designer foi capaz de absorver essas duas essências e traduzir na decoração do ambiente, tornando-o único.

O projeto tem grande influência do movimento Artdecó e da Arquitetura Brutalista, mencionada na nossa primeira matéria sobre banheiros na Europa. Não se lembra? Acesse a reportagem.

Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é uma simpática cidade colombiana margeada pelo Mar das Caraíbas, onde impera o charme dos séculos passados sem deixar de lado a modernidade dos dias atuais. Quer saber mais detalhes sobre o hotel Tcherassi ou sobre a cidade? Acesse o portfólio da designer.

 

Banheiro e suíte com conceito aberto, design por Silvia Tcherassi

Hotel Tcherassi na Colômbia Detalhe chuveiro e bancada, inspiração no movimento ArtDecó

Hotel Tcherassi na Colômbia. A combinação entre o sintético e o rústico cria um ambiente único

Hotel Tcherassi na Colômbia Iluminação natural, característica marcante do design caribenho

Bahia – Ecodesign e regionalidade

A pousada Le Paxá, localizada em Caraíva, na Bahia, abriga a essência da simplicidade e do conforto idealizados por um casal: uma mineira e um francês. O projeto de decoração é da arquiteta Camila Toledo e o reaproveitamento das toras de madeira é de autoria da designer Elma Chaves. A ideia de montar um bangalô na beira da praia surgiu quando o casal viajou para a África e percebeu que não precisava de muito para viver.

“Eles já sabiam o que queriam. Apenas priorizei o conforto, a mão de obra local e a madeira de demolição mineira. Tudo se resolveu rápido”, afirma a arquiteta Camila. O chão da pousada é de cimento queimado, a estrutura é de madeira e alvenaria caiada. Já o teto é recoberto de fibras de coco, piaçava e palha.

A poesia e a sustentabilidade são fatores marcantes, tanto na essência do empreendimento, quanto na decoração dos ambientes. A demanda dos clientes era um lugar simples e aconchegante onde pudessem relaxar e se desconectar do mundo.

Pousada Le Paxá, design, sustentabilidade e simplicidade

Pousada Le Paxá, design, sustentabilidade e simplicidade

Pousada Le Paxá, design, sustentabilidade e simplicidade

Pousada Le Paxá, design, sustentabilidade e simplicidade

Pousada Le Paxá, design, sustentabilidade e simplicidade no projeto de banheiros

E vocês, designers e arquitetos, como traduziriam esse conceito em seus projetos de decoração? Enviem seus comentários e trabalhos para o e-mail [email protected]. A equipe do Habitus Brasil vai compartilhar as ideias mais criativas e bem conceituadas!