Na última parada do tour de projetos de arquitetura e decoração de banheiros pelo mundo, embarcamos no continente africano. Marcado por sua geografia e natureza exuberante, encontramos ambientes que exploram toda a beleza ao redor para criar projetos que são verdadeiras experiências de contato com a natureza.
Fechando a série de reportagens do Habitus Brasil sobre o tema, mostramos as diversas facetas estéticas de alguns dos países mais icônicos da África, com elementos que vão da tradicional cultura tribal africana a mais moderna e luxuosa tecnologia ocidental.
Quênia – Banheiros ao ar livre
A África é dona de belíssimas paisagens e utilizar esse recurso para exaltar o turismo ecológico da região é algo, no mínimo, estratégico. A casa dos Fehsenfelds, um casal norte-americano que reside na reserva natural de Sirikoi, no Quênia, serve também de pousada a quem decide visitar a região. O casal contratou a americana Suzanne Kasler para decorar seus ambientes e trazer a estética ocidental para dentro da selva africana.
A estrutura dos cômodos, segundo a designer, visa equilibrar a dramaticidade dos telhados de sapé em formato de tenda com móveis clássicos e neutros, buscando o limiar entre o vernacular/clássico (quando se emprega materiais e recursos do próprio ambiente) e o moderno/contemporâneo.
De acordo com Suzanne, a inspiração para o banheiro foi preservar algumas amenidades ocidentais da qual os Fehsenfelds, proprietários da residência, sentiriam falta estando tão distantes de casa. A bancada com pias duplas, por exemplo, foi trazida dos Estados Unidos, o tapete é um artesanato clássico do mercado popular de Nairobi e a banheira tradicional é de autoria da mesma empresa que fabrica os telhados de sapê para as pousadas da reserva natural de Sirikoi.
Além do banheiro tradicional da suíte, a designer decidiu incorporar um chuveiro ao ar livre, que possui uma vista incrível da reserva.
“Banheiros ao ar livre são ideais quando o conceito da habitação visa a experiência com a natureza”
“Artesanatos locais são uma boa pedida para acrescentar regionalidade ao seu projeto de decoração”
One&Only Cape Town, África do Sul
Na série ‘Banheiros pelo mundo’ vemos que nem só de inspirações tribais vive o design africano. Potência econômica do continente, a Cidade do Cabo (África do Sul) apresenta hotéis incrivelmente luxuosos, como no projeto do Hotel One&Only, que mescla o luxo ocidental e a vista majestosa da Montanha Table.
O banheiro da suíte possui uma decoração clássica e elegante, com uma banheira de pedra que funciona como peça destaque do cômodo. O ambiente conta também com mobiliário de alto padrão, como a Poltrona Barcelona, desenhada por Mies Van der Rohe, orquídeas e iluminação requintada que evoca o ar de glamour da hospedagem.
A marca registrada dessa suíte é a vista única da Montanha Table, que permeia os arredores da cidade; um planalto de aproximadamente 3 km de extensão que se assemelha literalmente à uma grande mesa.
Damaraland Lodge, Namíbia
Esse charmoso banheiro ao ar livre é adaptado a geografia rochosa que se encontra no Camp Kipwe, em Damaraland, na Namíbia. O Lodge, que serve de apoio e hospedagem para turistas em safári pela região, é uma obra absolutamente única e se funde entres as formações de granito do país. Sua arquitetura atual é o resultado de uma reconstrução completa após um incêndio em 2012.
O turismo ecológico, retratado em outras reportagens da série ‘Banheiros pelo mundo’, vem crescendo exponencialmente e as pousadas se adaptaram a essa nova procura no ramo da hotelaria. Os lodges são por definição centros de turismo natural e procuram aperfeiçoar o sentido de “estar ao ar livre”. Projetos desse patamar freqüentemente utilizam matérias-primas como pedra, madeira, palha e tudo o que for adaptável ao seu entorno.
A decoração do Damaraland Lodge equilibra tradição africana e conforto, sendo que mesas são construídas a partir de árvores tombadas, lâmpadas são confeccionadas utilizando produção de vidro local e as pias embutidas são de rochas nativas da região. Uma verdadeira imersão na experiência cultural da Namíbia.
Habitus Brasil e a Organização Nacional de Turismo da Namíbia te convidam a conhecer um pouco mais dessa maravilha da arquitetura africana.
Banheiros pelo mundo – Safári e conforto
Para encerrar a série ‘Banheiros pelo Mundo’, que retratou alguns dos principais aspectos arquitetônicos, design de interiores e estilos de decoração em diversos países, em todos os continentes, preparamos uma seleção de banheiros que prezam o contato com a natureza para que arquitetos e demais profissionais possam se inspirar.