voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Os fabricantes de móveis, designers e especificadores têm a sua disposição uma grande variedade de tecidos, que podem ser utilizados no revestimento de móveis diversos, mas, sobretudo, em estofados, poltronas e cadeiras. Cresce também a utilização do produto em paredes, painéis e telas, abrindo novas opções para o design de interiores.

As empresas estão atentas e criando coleções de tecidos, nacionais e internacionais, que permitem projetar móveis e ambientes neutros, intensos, vintage, coloridos ou que simplesmente seguem tendências da moda. O equilíbrio de cores, estampas, tramas e delicadeza das fibras são outros pontos ressaltados, assim como requisitos envolvendo qualidade, durabilidade, tecnologia, design e custo-benefício.

No segmento de decoração, a Promex Decor é uma das empresas fornecedoras de tecidos para revendas, grandes distribuidores e indústrias de todo o Brasil. A marca tem uma extensa linha de produtos, alguns exclusivos, para cortinas, revestimentos de ambientes, estofados e móveis para áreas internas e externas, domiciliares e corporativas. A oferta de artigos vai de sedas, linhos, veludos e camurças até tecidos tecnológicos. Além disso, atende à demandas específicas de projetos para diferentes perfis de clientes.

Levando em conta essa variedade de produtos e aplicações, os profissionais da empresa colaboraram com o Habitus Brasil para a criação de um moodboard exclusivo, que traz indicações de tecidos para três aplicações: área externa, corporativo e ambiente com pets. Veja as tendências, as características dos tecidos e aplicações possíveis!

 

Tecidos para área externa

Já mostramos em outras reportagens do Habitus Brasil, incluindo um e-book sobre megatendências do morar contemporâneo, que o interior e o exterior das residências estão se tornando híbridos. O exterior acaba refletindo o interior e vice-versa, mas com grande atenção para espaços que recriam a natureza e permitem contato na área externa. Logo, esse mobiliário exige tecidos com requisitos especiais de resistência, a exemplo das linhas Soleil Liso e Eco Marine.

Moodboard mostra sugestões de tecidos e aplicações para móveis e ambientes da área externa

Tecidos para ambientes corporativos

As pessoas passam muito tempo em seus ambientes de trabalho – seja no escritório ou em home-offices adaptados. Portanto, ambientes funcionais e móveis com ergonomia se traduzem em maior conforto nesses espaços. Para estes locais, cores sóbrias combinadas com toques de cores quentes e características como durabilidade e estabilidade são fundamentais, explicam os profissionais da Promex Decor.

Abaixo, a empresa sugere alguns tecidos que atendem a esses conceitos, indicados para o revestimento de estofados, almofadas, cadeiras e paredes: Eco Vintage, Canyon, Senna, Finlândia e La Cite.

Moodboard mostra sugestões de tecidos e aplicações de revestimentos para móveis e ambientes corporativos e de home office

Tecidos para ambientes com pets

Os animais de estimação também estão se tornando parte das residências e integram um grupo chamado de famílias alternativas. Os laços formados pelos brasileiros (e também no exterior) geraram novas formas de convivência, seja entre pessoas do mesmo sexo, idosos morando com jovens, animais de estimação que são considerados parte da família, pais desempenhando o papel de mães e vice-versa, entre outras situações.

Nesse sentido, as casas pedem móveis especiais para pets ou adaptados para que os animais se sintam confortáveis. No trabalho também há mudanças. Muitas empresas estão recebendo os bichinhos dos funcionários no ambiente corporativo. Para isso, tecidos com alta resistência são necessários. Confira abaixo como o Suede Mantova e o Udinese atendem a essa necessidade.

Moodboard do Habitus Brasil com tecidos Promex Decor resistentes e adequados para ambientes com pets

 

Tecidos + design, por Rodrigo Almeida

Em recente participação na Feira ForMóbile, em São Paulo (SP), a Promex Decor também anunciou o início de um trabalho envolvendo a parceria com designers para a aplicação de seus tecidos em móveis. No evento, foram expostas poltronas assinadas por Rodrigo Almeida.

O designer desenvolveu quatro poltronas para a coleção Crisalida: Moth, Move, Ninfa e Pupa. “São poltronas em que o exercício do design aponta para a inovação, e a cor e as texturas dos revestimentos ganham importância central”, afirma o designer. Nas peças, o estofamento permeia inteiramente cada desenho.

 

O designer Rodrigo Almeida desenvolveu quatro poltronas para a coleção Crisalida, onde os tecidos da Promex Decor permeiam cada peça
O designer Rodrigo Almeida desenvolveu quatro poltronas para a coleção Crisalida, onde o tecido permeia cada peça

 

Nani Mazuti, gerente comercial da Promex Decor, diz que “existe uma sinergia entre design e nossos produtos, e essa foi a maneira que encontramos de apresentar nossos tecidos de uma forma inovadora e ainda mais sofisticada”. Na poltrona Move, o tecido que reveste é o Mystic, na cor Grená; a Moth leva tecido Linova, na cor Plum; a Ninfa é revestida com Canyon, na cor Azul Náutico e a Pupa, com tecido Senna, na cor Gray.

 

O designer Rodrigo Almeida desenvolveu quatro poltronas para a coleção Crisalida: Moth, Move, Ninfa e Pupa. Os tecidos são da Promex Decor