Móveis mais leves, funcionais e divertidos. Esses foram alguns dos conceitos evidenciados na Imm Cologne, feira internacional de design de interiores, que abriu o calendário de eventos para o setor moveleiro em 2016 (de 18 a 24 de janeiro).
As peças apresentadas tem como palavra de ordem o equilíbrio em design de mobiliário para todos os ambientes das casas, das salas de estar aos banheiros. Um dos motivos é atender às exigências do morar moderno e apartamentos no estilo loft.
E não são só os móveis de madeira que seguem essa tendência; também os fabricados em aço e para ambientes de trabalho. Inclusive luminárias e banheiras expostas na feira seguiam a linha da suavidade. Outra característica marcante foram os móveis com um aspecto lúdico, o que também ajuda na concepção de leveza. São peças carregadas de design inusitado que divertem o olhar e deixam a decoração mais agradável e jovial.
Foram apresentadas mais de 100 mil peças de mobiliário e artigos para decoração, sendo um terço novidades e lançamentos.
Tendências da Imm Cologne
A feira alemã apresentou como principal mote a leveza do design em móveis e complementos. Equilíbrio, desafio da gravidade e misturas inusitadas de materiais que “brincam” com o mobiliário e dão um toque de personalidade e conforto.
Os sofás vêm com design mais delicado e gracioso que se incorpora de forma sutil ao ambiente. Perto deles, figuram poltronas e mesas pequenas. As peças parecem flutuar sobre pés finos de madeira ou de metal, geralmente oblíquos. Acompanham almofadas igualmente discretas e macias, convidando ao relaxamento.
Os móveis maiores, porém, não ficaram de fora; eles aparecem realinhados, em equilíbrio com peças menores e linhas finas e delicadas. Esses móveis, apesar de grandes, são bem mais leves em sua estrutura do que aparentam. A tendência está na combinação dos opostos: peso/leveza e solidez/transparência. Assim, eles se complementam na missão de conferir personalidade à peça ou ambiente.
Entre as mesas expostas na Imm Cologne, ainda se viam exemplares de aparência mais robusta, mas agora os tampos estão combinados com estruturas de madeira ou metal finas.
Muitos móveis contam com uma estrutura tão delicada que parecem desafiar as leis da gravidade. Isso pode ser observado em diversas peças expostas, também para os mais diferentes ambientes, incluindo o mobiliário para home office ou para espaços corporativos. É como se a leveza do design abolisse a força da atração.
Os armários e demais acessórios expostos na edição 2016 da Imm Cologne têm aparência mais frágil, fugindo do aspecto robusto – tradicional para o mobiliário desse espaço. As louças sanitárias estão mais minimalistas e conferem leveza e delicadeza ao ambiente, deixando os banheiros modernos e confortáveis.
** iSaloni 2016 - Megatendências do morar contemporâneo ** Cenários futuros para o design, mobiliário e o viver Baixe agora