voltar para o topo
Compartilhe: facebook twitter pinterest whatsapp

Inspiração é um substantivo feminino que, segundo o dicionário, tem duas definições: 1. Ato ou efeito de inspirar (-se) e 2. Conselho, sugestão, influência. Quando se trata de designers de interiores e de mobiliário, profissões que exigem muita criatividade, as influências para gerar inspiração são inegáveis e muitos traços de verdadeiros ícones permeiam peças e decorações mais contemporâneas.

Pergunte a um arquiteto ou designer quem o inspira. Dificilmente ficará sem resposta e frequentemente a obra de mais de um profissional que marcou época influencia a produção atual dos designers.

 

Designers icônicos

 

Cinco profissionais que marcaram época e até hoje influenciam novas gerações de designers: Charles e Ray Eames, Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier, Sergio Rodrigues e Arne Jacobsen

Nesta seleção preparada por Habitus Brasil trazemos um pequeno relato da influência e trabalho de cinco profissionais que marcaram época e até hoje influenciam novas gerações de designers: Charles e Ray Eames, Ludwig Mies van der Rohe, Le Corbusier, Sergio Rodrigues e Arne Jacobsen.

 

Charles e Ray Eames

Designers Charles e Ray Eames, autores de ícones do design
À frente de seu tempo, o casal Charles e Ray Eames deixou como legado inúmeras contribuições para o mobiliário, a arquitetura, design industrial, design gráfico, artes e cinema. Visionários em sua época, com principais produções datadas entre 1930 e 1978, os designers exploravam novos materiais e foram um dos precursores na utilização de madeira compensada.

Em seus móveis, a madeira ganhava curvas complexas. Desenvolveram inúmeras peças entre cadeiras e outros móveis para casa. Também foram pioneiros no uso de fibra de vidro, fabricação de cadeiras em resina plástica e em malha de metal. Boa parte do mobiliário é produzida pelas empresas Herman Miller e Vitra até hoje.

 

 

Ludwig Mies van der Rohe

 

Designer Ludwig Mies van der Rohe

 

Arquiteto alemão que viveu de 1886 a 1969, também é reconhecido como um dos maiores arquitetos do século 20, pois suas obras ajudaram a definir a arquitetura moderna. Em 1930 atuou como diretor da Bauhaus – a escola alemã de arte e design. Seus traços no mobiliário são marcados pela simplicidade e sofisticação, como comprovado nas peças abaixo: Poltrona Barcelona, Cadeira Mr, Sofá Barcelona e Cadeira Brno.

Uma curiosidade na biografia de Mies van der Rohe é que ele nunca estudou formalmente arquitetura ou design de interiores. Depois de trabalhar como pedreiro, mudou-se para Berlim (Alemanha) e recebeu treinamento de design de mobiliário no escritório de Bruno Paul. Já em 1908 começou a trabalhar no escritório de Peter Behrens, com Le Corbusier e Walter Gropius e mais tarde, em 1913, ele se direcionou para a arquitetura. Até hoje, a maioria de seus projetos ainda estão em produção.

 

Poltrona Barcelona, Cadeira Mr, Sofá Barcelona e Cadeira Brno, móveis de Ludwig Mies van der Rohe

Le Corbusier

Impossível falar de mobiliário e não mencionar Le Corbusier. Esse era o pseudônimo usado por Charles-Edouard Jeanneret-Gris, um suíço naturalizado francês, e considerado um dos mais importantes arquitetos da escola modernista. Seus móveis uniam um produto industrial com aspecto funcional. Viveu de 1887 a 1965.

Entre suas obras clássicas estão o sofá LC3, com estrutura em aço inoxidável e estofamento em espuma injetada; a chaise lounge LC4 e as poltronas LC2. O revestimento em couro também é um dos ícones que marcou o trabalho do arquiteto e desgner Le Corbusier.

 

Sergio Rodrigues

Profissional contemporâneo em relação aos demais arquitetos e designers citados nesta lista, o brasileiro Sergio Rodrigues também figura como ícone do segmento. Falecido em setembro de 2014, deixou um enorme legado no setores de arquitetura e design de móveis, tendo sido responsável, junto com outros nomes nacionais, por tornar o design brasileiro mais industrial e projetar o nome do Brasil nessa área para o mundo.

 

Arquiteto e designer brasileiro Sergio Rodrigues

Formou-se arquiteto em 1952 e imprimiu em suas obras e móveis uma brasilidade, retratando o melhor que o país tinha a oferecer. Suas peças também são conhecidas pela modernidade e conforto. Abusou da madeira e do couro em suas criações que, em pouco mais de meio século, passam de 1.200 modelos de mobiliário.

Algumas das obras apresentadas nas fotos são a Poltrona Mole – maior expoente do trabalho de Rodrigues –, e que tem como slogan: “Poltrona mole para quem dá duro”; o banco Mocho, criado há mais de 60 anos e inspirado no popular banco para ordenha; e a Mesa Stella Artista, fabricada em 1956 totalmente em Jacarandá maciço.

 

 

Arne Jacobsen

Arquiteto e designer que viveu entre 1902 e 1971, e um ícone que inspira especificadores e designers até hoje. Além de arquitetura e mobiliário, desenvolveu projetos na área têxtil e de cerâmicas dinamarquesas, e foi professor na Academia Real de Artes de Copenhagen.

Designer Arne Jacobsen

Sua cadeira “The Egg”, de 1958, continua mais atual do que nunca, sendo vendida até hoje em diversas partes do mundo. Jacobsen desenhou a cadeira para a entrada e a recepção do Royal Hotel de Copenhagen, na Dinamarca, e a missão de desenhar todo o hotel bem como seu mobiliário foi a grande oportunidade do profissional colocar em prática sua teoria de integração do design com a arquitetura.

Criada para dar privacidade e o máximo de conforto ao usuário, a Poltrona Egg surgiu de uma nova técnica que o designer foi o primeiro a usar: uma espuma firme em forma de concha sob o estofamento.

 

Series 7, de Arne Jacobsen
Cadeira Series 7

 

Descubra como nasce uma Egg.